i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
venezuela

Chávez sugere mudar nome da PDVSA para Petróleos Socialista

A PDVSA é a quarta maior empresa petrolífera do mundo. É a maior exportadora de petróleo da América do Sul e fornecedora chave de petróleo bruto aos Estados Unidos

  • PorReuters
  • 14/06/2010 13:26

O presidente Hugo Chávez propôs no domingo mudar o nome de uma das maiores companhias de petróleo do mundo e uma das maiores fornecedoras de petróleo bruto aos Estados Unidos, a estatal venezuelana PDVSA, para Petróleos da Venezuela Socialista.

Durante seus 11 anos no cargo, Chávez acrescentou uma estrela à bandeira da Venezuela, criou um novo fuso horário com meia hora de diferença de seus vizinhos e até renomeou o país -- agora chamado de República Bolivariana da Venezuela.

O presidente colocou diversos setores da economia sob controle governamental, desde projetos multibilionários de petróleo a redes de supermercado e torradores de café.

O líder, frequentemente acusado pelos críticos de criar um culto à sua personalidade, se absteve de colocar seu próprio nome nas ruas ou em obras públicas. Mas muitas companhias que foram tomadas pelo seu impulso de nacionalização agora assumiram nomes ligados à sua política de esquerda ou ao herói da independência latino-americana Simón Bolívar.

"Esse país começou a ser governado pelo povo, pela classe trabalhadora, e essa é uma ferramenta da classe trabalhadora", disse Chávez em seu programa semanal de TV.

"A nova pátria, a nova PDVSA, a Petróleos da Venezuela Socialista", disse ele, transmitindo da unidade de refinação controlada pela ConocoPhillips antes de sua nacionalização em 2007.

A PDVSA é a quarta maior empresa petrolífera do mundo, segundo uma pesquisa anual da publicação Petroleum Intelligence Weekly. É a maior exportadora de petróleo da América do Sul e fornecedora chave de petróleo bruto aos Estados Unidos.

Chávez disse ter pedido um estudo para ver se o nome poderia ser mudado.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.