Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra entre quadrilhas

"Chefão" da máfia israelense é morto em explosão de carro

Mafiosos lutam para controlar a exploração do jogo e a extorsão do comércio. Três pedestres que transitavam no local da explosão ficaram feridos

Policiais israelenses cercam local da explosão que vitimou Yaakov Alperon, chefão de uma das mais poderosas famílias que comandam o crime organizado no país | Stringer / Reuters
Policiais israelenses cercam local da explosão que vitimou Yaakov Alperon, chefão de uma das mais poderosas famílias que comandam o crime organizado no país (Foto: Stringer / Reuters)

A explosão de um carro em uma área central de Tel-Aviv, nesta segunda-feira (17), matou um dos chefões da máfia em Israel e ameaçou levar o submundo do país a uma guerra sem quartel entre as quadrilhas.

A polícia israelense identificou o homem morto como Yaakov Alperon - conhecido informalmente como "Don Alperon" - chefão de uma das mais poderosas famílias que comandam o crime organizado no país. Os médicos disseram que três transeuntes que estavam próximos ao local da explosão, incluído um menino de 13 anos, ficaram feridos.

Os israelenses estão acostumados à violência com seus vizinhos palestinos, mas se sentiam relativamente seguros contra as ameaças da criminalidade comum. Nos últimos anos, no entanto, guerras entre máfias judaicas começaram a ocorrer nas cidades israelenses.

As famílias mafiosas lutam para controlar a exploração do jogo e a extorsão do comércio, em sangrentas batalhas a tiros, bombas e até lançadores de mísseis antitanques. Nos últimos três anos, centenas de gângsteres israelenses e pelo menos oito transeuntes que tiveram o azar de estar nos locais das lutas entre os bandos foram mortos.

Alperon, o criminoso mais famoso de Israel, virou um tipo de ícone cultural no país. Ele e seus irmãos davam freqüentes entrevistas às emissoras de televisão e eram parodiados nos programas de comédia.

O carro de Alperon, alugado numa locadora, explodiu ao meio dia desta segunda. A polícia fechou a rua onde ocorreu a explosão e imagens da televisão mostraram o corpo dependurado na porta do carro.

Alperon tinha muitos inimigos, incluído o "senhor da droga" em Israel, Zeev Rosenstein, que já sobreviveu a sete tentativas de assassinato. As informações são da Associated Press.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.