• Carregando...
Ban Ki-moon com chanceler da Turquia, Davutoglu: porta para negociação | Murad Sezer/Reuters
Ban Ki-moon com chanceler da Turquia, Davutoglu: porta para negociação| Foto: Murad Sezer/Reuters

O secretário-geral da Organiza­­ção das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, disse ontem esperar que o pacto feito pelo Irã de enviar parte do seu estoque de urânio enriquecido ao exterior abra a porta para um acordo ne­­gociado em uma disputa com o Ocidente sobre o programa nu­­clear do país.

Em um discurso em Istambul, Ban disse que o acordo selado pelo Irã na segunda-feira com o Brasil e a Turquia, ambos atualmente membros do Conselho de Segurança da ONU, era "uma iniciativa importante para resolver tensões internacionais relacionadas ao programa nuclear iraniano".

Ele acrescentou, no entanto, que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) – que preparou as bases do acordo em outubro do ano passado que acabou não saindo do papel depois que o Irã colocou várias objeções – faria uma avaliação profissional própria.

Os EUA apresentaram na terça-feira ao Conselho de Segu­­rança da ONU uma proposta de resolução que amplia as sanções da ONU, atingindo o setor bancário do Irã, além de outras indústrias, por causa da recusa iraniana em suspender o enriquecimento de urânio. A proposta de resolução foi aprova­­da pelos cinco membros permanentes do Conselho de Se­­gurança após meses de negociação.

O Irã rejeitou a proposta, dizendo que ela não tem legitimidade, mas o presidente norte-americano, Barack Oba­­ma, insistiu que Wa­­shington pressionará e que Teerã não é confiável. A República Islâmi­­ca nega as suspeitas do Oci­­dente de que seu programa de energia nuclear sigiloso tenha como finalidade desenvolver armas atômicas e diz que continuará a enriquecer urânio para obter combustível para geração de eletricidade.

O porta-voz de Ban disse na segunda-feira que as negociações sobre o combustível nuclear promovidas por Turquia e Brasil eram "encorajadoras", mas que Teerã precisa acatar as resoluções do Conselho de Segurança.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]