• Carregando...

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou nesta segunda-feira (30) os "ataques terroristas" nas cidades sírias de Damasco e Idlib, e disse que embora tenha havido melhoria na segurança em áreas monitoradas por observadores das Nações Unidas, ele estava "seriamente preocupado" com a continuidade da violência.

"O secretário-geral condena os ataques terroristas a bomba nas cidades de Idlib e Damasco que aconteceram hoje (segunda-feira) e em 27 de abril de 2012, matando e ferindo várias pessoas", afirmou um comunicado divulgado pela assessoria de imprensa do gabinete de Ban.

"Embora registrando melhorias nas áreas onde foram implantados os monitores da ONU, o secretário-geral continua seriamente preocupado com relatos de violência continuada, assassinatos e abusos na Síria nos últimos dias."

Nove pessoas, incluindo militares sírios, foram mortas e aproximadamente cem ficaram feridas nesta segunda em explosões perto de edifícios dos órgãos da segurança da Síria em Idlib, segundo a mídia estatal.

A ONU afirma que as forças de segurança já mataram 9 mil pessoas no levante contra o presidente Bashar al Assad, que começou com manifestações em massa pacíficas inspiradas por rebeliões em outras partes do mundo árabe, mas que rapidamente se transformou em uma guerra de guerrilha sangrenta.

O governo sírio diz que 2.600 homens de suas forças morreram nas mãos dos rebeldes e acusou as Nações Unidas de "dar as costas a atos terroristas" cometidos por aqueles que combatem para remover Assad.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]