Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Síria

General da ONU chega à Síria para monitorar trégua de paz

Robert Mood reconheceu a enorme tarefa à espera da missão de 300 militares desarmados, que por ora tem apenas 30 membros no terreno, mas disse estar confiante de que poderá progredir

Um general norueguês encarregado de monitorar uma instável trégua de paz na Síria mediada pela ONU chegou neste domingo a Damasco, impulsionando uma missão que ativistas dizem que já ajudou a aliviar a violência na cidade de Homs, reduto de uma rebelião de 13 meses contra o presidente Bashar al-Assad.

O general Robert Mood reconheceu a enorme tarefa à espera da missão de 300 militares desarmados, que por ora tem apenas 30 membros no terreno, mas disse estar confiante de que poderá progredir.

"Seremos apenas 300, mas podemos fazer a diferença", disse Mood a repórteres ao chegar à capital síria. Seus comentários foram repassados à Reuters em Beirute, no Líbano.

"Trinta observadores desarmados, 300 observadores desarmados, mesmo 1.000 observadores desarmados não podem resolver todos os problemas", disse. "Chamo a todos a nos ajudar e cooperar conosco nessa tarefa muito desafiadora que temos pela frente."

A Organização das Nações Unidas afiram que as forças de Assad mataram 9.000 pessoas durante a revolta, a última de uma série de manifestações no mundo árabe contra regimes autocráticos.

O governo sírio alega que 2.600 pessoas foram mortas nas mãos de milicianos contrários a Assad e acusou a ONU de fazer vista grossa a "atos de terrorismo" contra as suas forças de segurança.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.