Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fugitivo

Chefe do cartel colombiano do Norte do Vale é extraditado aos EUA

O chefe do cartel do Norte do Vale, Diego León Montoya, conhecido como Don Diego, chegou nesta sexta-feira a Miami, vindo de Bogotá, para ser processado por diversos delitos em território norte-americano. Montoya, que chegou aos Estados Unidos a bordo de um avião do FBI, deverá comparecer na segunda-feira ante o juiz federal William Turnoff, para responder a 12 acusações. O traficante de 47 anos fazia parte da lista do FBI dos dez fugitivos mais procurados do mundo, na qual também está no nome de Osama Bin Laden. O cartel do Norte do Vale é uma as organizações de narcotráfico mais poderosas da Colômbia.

O promotor federal norte-americano Alex Acosta disse que "nenhum caso de narcotráfico teve tanto significado desde a condenação dos irmãos (Miguel e Gilberto Rodríguez) Orejuela", que eram os líderes do cartel de Cali.

"É muito cedo para declarar vitória. O cartel do Norte do Vale está se dissolvendo, mas outros indivíduos estão ocupando o vácuo", e essas pessoas torcem pela captura do líder atual. Já o chefe do escritório do FBI em Miami, Jonathan Solomon, disse que com a extradição de Montoya "avançamos bastante no sentido de desmantelar o cartel do Norte do Vale". Ele acrescentou que o êxito da chamada "Operação Ressurreição" foi resultado da cooperação das autoridades norte-americanas e colombianas.

Como Montoya, outros chefes do Norte do Vale já foram detidos e extraditados pelas autoridades ou morreram em lutas internas pelo controle do negócio criminoso. Montoya, preso no sudeste da Colômbia em setembro de 2007, é acusado nos tribunais do sul da Flórida e no distrito de Columbia pelo tráfico de pelo menos cinco quilos de cocaína, lavagem de dinheiro, obstrução da justiça e homicídio, de acordo com a sentença da Corte Suprema colombiana que autorizou a extradição em outubro. As informações são da Associated Press.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.