• Carregando...
O Chile proibiu a aplicação da segunda dose da vacina da AstraZeneca contra Covid-19 em homens com menos de 45 anos
O Chile proibiu a aplicação da segunda dose da vacina da AstraZeneca contra Covid-19 em homens com menos de 45 anos| Foto: BigStock

O Ministério da Saúde do Chile informou nesta segunda-feira (14) que as pessoas com menos de 45 anos que já receberam uma dose da vacina da Astrazeneca contra Covid-19 completarão o processo de vacinação com o imunizante da Pfizer/BioNTech. A aplicação da vacina da Astrazeneca em menores de 45 anos foi suspensa no país em 4 de junho, após a confirmação de um caso de trombose em um homem de 31 anos que pode estar relacionado à vacina britânica.

A inoculação da vacina da Astrazeneca em mulheres com menos de 55 anos já havia sido banida no Chile em 19 de abril.

"Para os (homens) com menos de 45 anos que já receberam a primeira dose da AstraZeneca, foi determinado que concluam a vacinação com a da Pfizer", afirmou a subsecretária de Saúde, Paula Daza. "Temos informações de outros países que completaram sua vacinação com a Pfizer. Há um estudo que demonstra a efetividade da combinação das duas vacinas", acrescentou.

Até o momento, cerca de 47% da população do Chile está completamente imunizada contra o coronavírus, segundo levantamento do Our World in Data. Entre a população apta à vacinação, 59,2% já completaram o programa de imunização. Nesta semana, teve início a vacinação com primeira dose para as pessoas com 20 e 21 anos.

O Ministério de Saúde detalhou nesta segunda-feira que há mais de 400 mil pessoas na faixa etária de 20 a 39 anos que ainda não foram se vacinar, e pediu que essa população compareça aos centros de saúde para iniciar a imunização.

O Chile enfrentou nas últimas semanas uma alta de casos de Covid-19 que chegou a colocar Santiago em quarentena desde o sábado passado e levou à extensão do estado de alerta sanitário por mais três meses, até 30 de setembro.

Nesta segunda-feira, as autoridades relataram 6.234 novos casos e 97 mortes por Covid-19 registrados nas 24 horas anteriores, o que elevou o total para mais de 1,46 milhão de casos e 30.804 óbitos pela doença no país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]