• Carregando...
A Região Metropolitana de Santiago, capital do Chile, voltará à quarentena total para conter contágios do coronavírus
A Região Metropolitana de Santiago, capital do Chile, voltará à quarentena total para conter contágios do coronavírus| Foto: BigStock

As autoridades sanitárias do Chile informaram nesta quinta-feira (10) que a Região Metropolitana, que abrange a capital Santiago e onde vivem mais de sete milhões de pessoas, voltará à quarentena total no sábado, devido ao aumento de casos de Covid-19 nos últimos dias e ao alarmante colapso do sistema de saúde.

"Embora em nosso país tenhamos visto alguma estabilização dos casos e tendências positivas em algumas regiões, a Região Metropolitana nos preocupa mais pelo número de habitantes e leitos críticos", disse a subsecretária de Saúde Pública, Paula Daza.

Segundo o Ministério da Saúde, a situação hospitalar em Santiago está no limite, com 98% dos leitos de unidades de terapia intensiva ocupados, apesar de alguns distritos estarem em regime de confinamento total há mais de nove semanas.

Segundo Daza, a disponibilidade de leitos é um dos "elementos importantes" diante da chegada do inverno, pois as baixas temperaturas levam as pessoas a se confinarem em vez de ficarem ao ar livre, além de reduzir a ventilação dos espaços fechados.

Segundo o relatório diário, 7.716 novas infecções e 198 mortes foram registradas nesta quinta-feira, elevando o total desde o início da pandemia, em março de 2020, para 1,45 milhão de infectados e 30.339 óbitos. A maior concentração de infecções ocorre em pessoas não vacinadas, na faixa etária entre 23 e 49 anos, disse nesta semana Paula Daza.

Em todo o país, 45.774 pacientes estão em estágio ativo da doença, o que significa que têm capacidade de propagar o vírus, dos quais mais de 30 mil estão na Região Metropolitana, que nesta quinta-feira registrou um índice de positividade de 12%.

Até o momento, 3.266 pessoas permanecem hospitalizadas com sintomas da Covid-19, das quais 2.798 estão em suporte de ventilação mecânica.

O Chile não tem conseguido conter o avanço da pandemia, apesar de realizar um dos processos de vacinação mais bem-sucedidos do mundo, com 56% da população-alvo, de adultos, totalmente vacinada e 73,3% com pelo menos uma dose.

Consultadas a respeito da variante delta, que já foi identificada em países vizinhos como Argentina e Peru, as autoridades confirmaram que ainda não foi identificada no Chile, que permanecerá com suas fronteiras fechadas pelo menos até 30 de junho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]