• Carregando...

Um feroz ruído subterrâneo antecedeu ao de centenas de vidros se quebrando por causa de um terremoto e, sete minutos depois, um foguete anunciou a iminente chegada de uma devastadora onda gigante. Felizmente, tratava-se de uma simulação.

As autoridades chilenas realizaram um grande exercício na tarde desta terça-feira no porto de Valparaíso e nas vizinhas Viña del Mar e Concón, na costa central, no qual participaram mais de 5.000 pessoas e, até agora, foi considerado o maior já realizado no país.

No Chile, que está numa instável zona que rodeia o Oceano Pacífico e onde se chocam as placas continentais, ocorreu em 1960 o maior terremoto registrado na história mundial, com magnitude de 9,5 graus, perto da cidade de Valdivia, no sul.

Em agosto, o National Geographic Channel transmitiu um programa especial sobre terremotos, que incluiu a simulação computadorizada de um cataclismo de similar potência ao de Valdivia, mas em Valparaíso e Viña del Mar, que formam o segundo núcleo urbano mais povoado depois de Santiago.

O canal mostrou imagens de casas e edifícios caindo em Valparaíso e uma onda arrasando a turística Viña del Mar, causando temor entre os habitantes destas localidades, que ficam a uma hora e meia de carro da capital.

"O sentido desta produção do National Geographic foi uma apresentação negativa. É como quando um diz 'olha, só sobrará a vassoura!' (um desastre)", disse à Reuters Ricardo Bravo, governador de Valparaíso.

"A diferença com a simulação é que esta é uma resposta em positivo e dentro dos programas do Escritório Nacional de Emergências. Estamos entregando uma resposta frente a uma potencial situação de catástrofe em termos positivos. É dizer 'nos preparamos'", completou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]