• Carregando...
Pessoas com máscaras em estação de metrô de Santiago, 14 de abril de 2020. O Chile fará testes em massa na população para Covid-19
Pessoas com máscaras em estação de metrô de Santiago, 14 de abril de 2020. O Chile fará testes em massa na população para Covid-19| Foto: Martin BERNETTI / AFP

O governo do Chile anunciou nesta terça-feira (14) que vai aplicar testes em massa na população para identificar pacientes assintomáticos de Covid-19 e pessoas que contraíram o vírus sem saber. Os testes começarão a ser feitos na sexta-feira.

"Entramos em uma fase de testes massivos para determinar a presença de anticorpos, porque é cada vez mais evidente na pesquisa internacional que é maior o número de pessoas que passaram pela infecção sem apresentar sintomas", explicou o ministro da Saúde, Jaime Mañalich, em entrevista coletiva.

O governo chileno comprou um milhão de exames que começarão a ser aplicados em lares de idosos, prisões ou em lugares em que as medidas de isolamento estão sendo suspensas, informou o jornal chileno La Nación.

O exame verifica a presença de anticorpos contra o novo coronavírus no organismo, e quem tiver resultado positivo poderá voltar ao trabalho ou aos estudos. O ministro explicou que o objetivo da medida é detectar a população que já sofreu infecção pelo novo coronavírus e que portanto não teria risco de infectar os outros. Essas pessoas "não precisam estar em quarentena, podem voltar a trabalhar", disse Mañalich.

Até esta terça-feira, o Chile registrou 7.917 casos de Covid-19 e 92 mortes. O país tem 18,7 milhões de habitantes.

Outros países também avaliam a estratégia de testar a população para anticorpos contra o novo coronavírus para permitir que quem estiver imunizado deixe o isolamento. A estratégia enfrenta algumas dificuldades, no entanto, já que as evidências científicas ainda não deixam claro quanto tempo dura a imunidade para Covid-19, entre outros fatores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]