• Carregando...

A China está alertando autoridades para se preparar para um possível novo surto de gripe suína, uma vez que o país passará no final deste mês pelo movimentado período de viagens do Ano Novo Lunar. Milhões de chineses pegam carros, trens e aviões durante o feriado mais importante do calendário tradicional, criando situações de multidão ideais para a propagação do vírus.

Este ano, o feriado vai do final de janeiro até o começo de fevereiro.

"Durante o Ano Novo de 2010 e o período do Ano Novo Lunar, vários fatores tais como viagens, compras e outras atividades em grupo aumentam o risco de infecção pelo H1N1", disse o Ministério da Saúde, em boletim publicado em seu site neste domingo. "Medidas de prevenção da doença precisam continuar vigorosas.

A China já tomou diversas medidas para controlar a propagação do vírus, colocando em quarentena diversos viajantes e realizando checagens de temperatura em escolas e prédios públicos.

Especialistas divergem sobre quão efetivas foram as medidas e o Ministério disse que a China, com 1,3 bilhão de pessoas, registrou mais de 120 mil casos de infecção até o final de dezembro, incluindo 648 mortes. Das mortes, 447, ou 69%, foram registradas apenas em dezembro, um salto atribuído parcialmente ao aumento das fatalidades entre grávidas, que subiu de 8,8% do total em novembro para 18,6% de todas as mortes em dezembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]