i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Censura e perseguição

Autoritarismo digital: 3 exemplos de como a China exporta a prática

    • Gazeta do Povo
    • 24/07/2020 19:05
    Governo dos EUA acusa gigante de tecnologia de ser conivente com violações aos direitos humanos (DANIEL LEAL-OLIVAS / AFP)
    Governo dos EUA acusa gigante de tecnologia de ser conivente com violações aos direitos humanos (DANIEL LEAL-OLIVAS / AFP)| Foto: AFP

    Com tecnologias de vigilância, inteligência artificial e big data utilizadas para vigiar e punir a população, a China promove o autoritarismo digital em diversos territórios do globo. A denúncia foi feita em um relatório do Comitê de Relações Internacionais do Senado dos Estados Unidos.

    “Princípios como transparência, estabilidade, segurança e respeito aos direitos humanos são ameaçados por regimes autoritários que veem o advento de novas tecnologias sob uma ótica sinistra: como um meio de vigiar e controlar populações, sufocar o fluxo livre de informações, garantir a sobrevivência de seus governos e ferramentas para campanhas de influência maligna em todo o mundo”, afirma o senador Robert Menendez, membro do Comitê de Relações Internacionais do Senado dos EUA.

    O Comitê elaborou um estudo acerca dos esforços da China para construir e expandir seu modelo de autoritarismo digital. O relatório utiliza pesquisa primária de documentos, notícias e análise de entrevistas de ex-funcionários do governo e especialistas não-governamentais.

    “A República Popular da China está na vanguarda do desenvolvimento e da expansão de um novo, diferente e preocupante modelo de governança para o domínio digital: o autoritarismo digital”, diz Menendez. Segundo ele, a ascensão da prática pode mudar o caráter do domínio tecnológico.

    No território chinês, as ações de Pequim englobam o uso de novas tecnologias para rastrear indivíduos, bem como reforçar seu aparato de censura por meio do controle das informações que chegam até os cidadãos. As iniciativas incluem ainda incentivos financeiros para empresas chinesas que desenvolvem produtos que permitem o autoritarismo digital, segundo o documento do Senado dos EUA.

    “A República Popular da China está avançando com velocidade e foco surpreendentes para construir e expandir o autoritarismo digital por meios econômicos, políticos, diplomáticos e coercitivos”, diz Menendez.

    A influência da China avança em países como Venezuela, Equador e Zimbábue, que adotam tecnologias chinesas para implementar medidas de autoritarismo digital.

    “A Huawei é responsável por fornecer a tecnologia de vigilância de inteligência artificial para pelo menos 50 países em todo o mundo”, diz Steven Feldstein, ex-vice-secretário de Estado adjunto do Gabinete para Democracia, Direitos Humanos e Trabalho dos EUA. Iniciativas similares são desenvolvidas por menos outras três empresas chinesas:  Hikvision, Dahua e ZTE.

    Venezuela

    A Venezuela possui equipamentos de rede e Internet, sistemas inteligentes de monitoramento e tecnologia de reconhecimento facial desenvolvidos e instalados por empresas chinesas. O diálogo entre os países vai além da troca de recursos tecnológicos: funcionários do regime de Nicolás Maduro já viajaram à China para participar de seminários sobre gerenciamento de informações.

    Na ditadura de Maduro, as tecnologias são utilizadas para censurar e controlar críticos ao regime, bloqueando plataformas de redes sociais e conteúdos políticos, usando comentaristas aliados do ditador para manipular discussões online, além de aumentar a vigilância sobre os cidadãos para rastrear e deter críticos do governo.

    O regime de Maduro também está criando e ampliando um banco de dados que poderá ser utilizado para identificar e reprimir críticos do regime. Os dados coletados incluem registros de votos e participação em partidos políticos. O registro não é obrigatório para todos os cidadãos, mas é exigido para quem deseja receber benefícios públicos, como medicamentos, combustível subsidiado e pensões.

    Equador

    Durante o governo do ex-presidente Rafael Correa, aliado do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, as empresas chinesas Huawei e China National Electronics Import & Export Corporation (CEIEC), construíram o sistema de monitoramento do Equador. Como parte do processo de integração dessas tecnologias à infraestrutura do país, a China se envolveu em uma operação de treinamento na qual oficiais equatorianos visitaram Pequim e engenheiros chineses instruíram profissionais equatorianos sobre como gerenciar o sistema.

    O sistema permite que as autoridades equatorianas possam rastrear telefones e, no futuro, poderá ser equipado com recursos de reconhecimento facial. As gravações também ficam disponíveis para a agência de inteligência nacional do Equador, a Secretaria Nacional de Inteligência (Senain), que tem histórico de assédio a oponentes políticos.

    “O governo viu a espionagem como uma caixa de ferramentas, e eles poderiam usar qualquer ferramenta que quisessem. Eles podiam espionar seus e-mails, suas ligações e colocar microfones no seu veículo, ter pessoas lhe seguindo. Era um sistema inteiro”, diz a ex-legisladora equatoriana Martha Roldós.

    Zimbábue

    Em 2018, o governo do Zimbábue firmou uma parceria com a startup chinesa CloudWalk Technology para desenvolver programas de reconhecimento facial no país. O Zimbábue assinou um memorando de entendimento com a Hikvision, no qual a empresa chinesa doaria câmeras e software de reconhecimento facial para uso em postos fronteiriços, aeroportos e pontos de entrada no Zimbábue.

    A atuação da China no Zimbábue visa preencher uma lacuna dos sistemas de reconhecimento facial: alimentar a inteligência artificial para que possa reconhecer também rostos diferentes dos chineses. As parcerias permitem que as empresas chinesas possam desenvolver seus bancos de dados com diferentes etnias e demografias. Como consequência, as empresas chinesas saem na frente dos desenvolvedores americanos e europeus em tecnologia de reconhecimento facial.

    19 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 19 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

    • M

      Marcus Pinheiro Machado

      ± 3 horas

      exportou o virus chines.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        MATEUS CORDEIRO INSSA

        ± 4 horas

        Olha, não confio em boas intenções da China na área digital. Mas aos desavidados abaixo, os americanos fazem isso a décadas ...... Portanto, não faz sentido defender nenhum dos dois. A décadas se descobrem falhas de segurança (consideradas propositais) nos equipamentos dos americanos. A polícia americana usa a vários anos antenas de celular móveis para interceptar bairros inteiros, sem mandado judicial algum .... Os chineses, com sua ditadura, sim, aposto que muito pior. Só mais do mesmo, infelizmente.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          Maria Solange de Melo e Silva

          ± 21 horas

          Quantas lideranças políticas no Brasil acolhem esse autoritarismo digital?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            JOSMAR PORTUGAL VAZ

            ± 1 dias

            A china tem grande interesse pela riquezas do nosso país e conquistá-las é um dos grandes objetivos do governo comunista chinês. Mas, eles vão aproveitando a nossa fragilidade econômica, política e cultural ,para aos poucos ,com a sua paciência e persistência milenar , irem tomando o nosso riquíssimo país . Eles tem muitos traidores , colaboradores como o governador Doria e deseja ser o presidente representante destes comunistas . Os chineses compram todos os dias terras , redes de tv , portos indústrias, etc, etc... que Deus nos ilumine..

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • J

              JOSMAR PORTUGAL VAZ

              ± 1 dias

              A china tem grande interesse pela riquesas do nosso país e conquistá-las é um dos grandes objetivos do governo comunista chinês. Mas, eles vão aproveitando a nossa fragilidade econômica, política e cultural ,para aos poucos ,com a sua paciência e persistência milenar , irem tomando o nosso riquíssimo país . Eles tem muitos traidores , colaboradores como o governador Doria e deseja ser o presidente representante destes comunistas . Os chineses compram todos os dias terras , redes de tv , portos indústrias, etc, etc... que Deus nos ilumine..

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • N

                Nielsen

                ± 1 dias

                Esses caras esqueceram que eles monitoravam a Ângela Merkel, Presidente da França, Brasil etc.. esses Americanos são uma piada mesmo

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • A

                  Andrey Blumtritt

                  ± 1 dias

                  Todos monitoram todos isso é uma realidade, a pergunta que fica é onde a internet é bloqueada, onde a pessoa para viajar tem de ter pontos suficientes, onde em pequim ou em whashington? não enxergar isso é ser conivente com uma ditadura ou não?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • N

                Nelson

                ± 1 dias

                O senado americano esqueceu o Eduard Snowden? Ou é só hipocrisia mesmo?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • H

                  Heinz Egon Landgraf

                  ± 1 dias

                  É a distopia de George Orwell tornada realidade. Na prática, toda a China está se convertendo em um gigantesco campo de concentração, com trabalho forçado para o povo e os membros do PCC como carcereiros.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • T

                    TIAGO VIEIRA LOPES DA SILVA

                    ± 1 dias

                    O que me preocupa é que no Brasil vemos isso avançar a cada dia, e não vemos uma postura firme em relação a China. Lembro que na campanha o Presidente disse que a china não iria comprar o Brasil, mas o que vemos agora é justamente isso, o Embaixador Chinês no Brasil fala o quer e não sofre uma sansão se quer. Estamos dando muito corda para esse Dragão Vermelho. Que Deus nos protege e der Sabedoria a nossos Governantes.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • S

                      Sérgio Guerra

                      ± 1 dias

                      E o stf indo na mesma pegada

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • F

                        FELIPE FERREIRA DOMINGUES

                        ± 1 dias

                        Curioso pros proximos capítulos aqui no Brasil. Teremos parlamentares relevantes se posicionando da maneira devida frente essas ameaças?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • T

                          Thiago

                          ± 1 dias

                          Difícil achar grave qualquer exemplo de violação das liberdades de expressão do pensamento quando se vive num país onde dizer que o STF é uma vergonha dá cadeia. E onde esses 11 podem se declarar vítimas de perseguição, instaurar processo de próprio punho, julgar os supostos conspiradores, e ao mesmo tempo serem a única e definitiva instância a qual os réus/condenados teriam de recorrer caso as vítimas/investigadores/juizes abusem do poder que têm. Melhor do que usar avançada tech pra perseguir opositores em segredo é caça-los publicamente, com aplausos de juristas e de jornalistas.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • B

                            Boraschi

                            ± 1 dias

                            #DireitaLivre Cheio de hipócritas defendendo ditaduras, ameaçando a democracia no Brasil e destilando ódio contra um governo eleito pela vontade da maioria...Bolsonaro é o melhor presidente que esse país já teve!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • D

                              Dani

                              ± 1 dias

                              Novo 1984... O BigBrother de controle do Estado na palma da sua mão...Daqui a pouco aquele cara que escreve aqui na Gazeta exaltando o regime chinês escreve um artigo dizendo que isso foi super benéfico para os países que adotaram...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • D

                                Destemido

                                ± 1 dias

                                É a big mortadela querendo dominar o mundo...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • D

                                  Daniel M

                                  ± 1 dias

                                  E ainda tem gente que apoia essa podridão chamada esquerda...

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Maquiavel

                                    ± 2 dias

                                    Só espero que o sistema de monitoramento facial que o Grequinha quer instalar em Curitiba não seja chinês...

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      Maquiavel

                                      ± 2 dias

                                      Com tudo isso ainda vamos deixar a internet 5G nas mãos da chinesada comunista??

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      Fim dos comentários.