• Carregando...
Funcionários carregam carvão em um trem na mineradora Hunagling, na província de Shaanxi, na China. O país asiático quebrou recordes na mineração de carvão em 2021
Funcionários carregam carvão em um trem na mineradora Hunagling, na província de Shaanxi, na China. O país asiático quebrou recordes na mineração de carvão em 2021| Foto: EPA-EFE/ROMAN PILIPEY

A produção de carvão na China atingiu níveis recordes em 2021, quando o regime chinês incentivou mineradores a aumentar a produção para garantir o fornecimento de energia no inverno.

A China é o maior produtor e consumidor mundial de carvão, e produziu 384,67 milhões de toneladas do combustível fóssil em dezembro de 2021, um aumento de 7,2% em relação ao ano anterior, de acordo com dados oficiais divulgados na segunda-feira. Em novembro, o país asiático já tinha atingido o número recorde de 370,84 milhões de toneladas de carvão.

Em todo o ano de 2021, a produção do combustível fóssil também bateu recorde, com 4,07 bilhões de toneladas, o que representa um aumento de 4,7% em relação a 2020.

A energia produzida a partir do carvão é a maior fonte de emissões de gases do efeito estufa.

A China passou por escassez no fornecimento de eletricidade em setembro e outubro do ano passado, o que afetou principalmente as indústrias. Os principais motivos para essa escassez foram o aumento rápido da demanda, enquanto as economias se recuperavam da pandemia, e interrupções no fornecimento de carvão, de acordo com o relatório de mercado de eletricidade publicado pela Agência Internacional de Energia neste mês.

Para atender à recuperação econômica global, a demanda por eletricidade industrial aumentou 12% nos primeiros três trimestres de 2021 na China, segundo a mesma fonte. Um verão com temperaturas excepcionalmente altas também causou o aumento da demanda por eletricidade no país.

Desde outubro, autoridades chinesas deram ordens para que os mineradores de carvão trabalhassem em capacidade máxima, para evitar uma repetição da falta de energia ocorrida em setembro, que afetou operações industriais e contribuiu com a inflação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]