Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Manifestações

China deve estar preparada para novos protestos

Os camponeses de Wukan, uma localidade de 13.000 habitantes na costa da província de Guangdong, protestaram para denunciar a corrupção das autoridades locais

O governo chinês deve estar preparado para novos protestos como os registrados no sul do país contra as expropriações, já que os cidadãos exigem o respeito de seus direitos.

"Nesta região havia muitos problemas que não foram solucionados a tempo. E uma vez que a violência surgiu, os problemas foram graves", declarou Zhu Mingguo, funcionário do governo que participou nas negociações para conter a crise, em uma reunião sobre a estabilidade social, segundo o jornal oficial Guangzhou Daily.

Os camponeses de Wukan, uma localidade de 13.000 habitantes na costa da província de Guangdong, protestaram para denunciar a corrupção das autoridades locais. A irritação explodiu depois das expropriações de terras que consideraram ilegais.

A crise, que teve grande repercussão no país, foi acalmada na semana passada. As autoridades libertaram os líderes da rebelião, retiraram os policiais que cercavam a localidade e enviaram uma equipe para ouvir as queixas da população.

"A consciência do povo em termos de democracia, igualdade e de direitos não para de aumentar e, em consequência, as demandas aumentam", declarou Mingguo.

"A gestão dos movimentos de massa é cada vez mais difícil", completou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.