• Carregando...

A China prometeu nesta quarta-feira (8) banir o leite e produtos alimentícios em geral que não sigam os novos parâmetros de quantidade do componente químico melamina permitida. É o último esforço do país para ganhar novamente a confiança dos consumidores, após o escândalo do leite contaminado.

As exportações de produtos alimentícios do país caíram, após ser divulgado que vários produtos continham melamina. O produto, presente em leite em pó para crianças, matou quatro bebês e deixou outros 54 mil doentes. Mais de 30 países, de Ásia, Europa e África baniram ou restringiram os produtos chineses, após descobrirem os problemas no setor de laticínios.

O Ministério da Saúde chinês anunciou nesta quarta-feira o novo parâmetro, de uma parte por milhão na fórmula infantil e 2,5 partes por milhão no leite líquido, leite em pó e outros produtos que contenham mais de 15% de leite.

Um funcionário do ministério, Wang Xuening, afirmou que qualquer produto fora do padrão "terá sua venda proibida". Ele explicou que uma pequena quantidade de melamina pode vir do ambiente e acabar junto com o leite, porém está explicitamente proibido que se acrescente o componente químico.

Funcionários do setor de laticínios acrescentavam a melamina para fraudar testes de nível protéico. Com isso podiam acrescentar água à mistura, aumentando os lucros. A melamina em pequenas quantidades não traz problemas, mas em maiores pode causar pedras nos rins e até matar por falência renal.

As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]