• Carregando...
Terminal de trens-bala em Wuhan, região central da China | Reuters
Terminal de trens-bala em Wuhan, região central da China| Foto: Reuters

Os chineses inauguram hoje a mais longa linha férrea de trens de alta velocidade do mundo — cujo percurso de 2.298 km entre Pequim e Cantão deverá ser completado em oito horas — e se consolidará como líder mundial no uso de "trens-bala".

Com a inauguração, que coincide com o 119º aniversário do nascimento de Mao Tsé-tung, as autoridades chinesas batem seu próprio recorde de extensão de uma linha desse tipo, já que a atual mais longa do mundo é a que une Pequim a Xangai, de 1.318 km.

A nova infraestrutura ligará a capital chinesa à cidade mais próspera do sul do país em 12 horas a menos que os trens convencionais, e também serão importantes suas conexões com as principais cidades do interior da China (entre elas Shijiazhuang, Zhengzhou, Wuhan e Changsha).

Metade da linha (entre Zhenzghou, no centro da China, e Cantão, no sul) já estava em funcionamento, e hoje será aberto o setor norte desta, entre Pequim e Zhengzhou, culminando um trajeto que passará por seis províncias chinesas nas quais vive quase a metade da população nacional (600 milhões de pessoas).

Recentemente foi inaugurada outra importante linha, entre Pequim e Harbin (vizinha à Rússia), a primeira do planeta na qual os trens-bala circulam por montanhas.

Os trens entre Pequim e Cantão, que cruzarão os dois maiores rios do país (Yang Tsé e Amarelo) trafegarão em duas velocidades (250 e 300 km/h), e as passagens custarão, dependendo deste parâmetro, 700 ou 800 iuanes (R$ 234 a R$ 267) para a classe turística, ou o dobro nos vagões de luxo.

Concorrência

A nova linha leva as companhias aéreas a se preocupar com a concorrência, apesar de especialistas acreditarem que muitos viajantes continuarão a usar o avião para trechos que superarem mil quilômetros, e optarão pelo trem só para as viagens intermediárias.

Para reduzir possíveis perdas, muitas linhas aéreas chinesas começaram a baixar os preços de muitos trajetos com os quais a linha Pequim-Cantão fará concorrência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]