Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Corrida espacial

China lança satélite e dá primeiro passo rumo à Lua

"Change`e-I" será o primeiro satélite chinês a orbitar a Lua. Índia e Japão também estão na nova corrida espacial asiática

Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas (Foto: Arquivo Gazeta do Povo)

A China lançou nesta quarta-feira com sucesso o Chang'e-I, primeiro satélite do país que orbitará ao redor da Lua e passo decisivo no programa espacial do país asiático. Muitos cientistas acreditam ser a consolidação de uma nova corrida espacial, desta vez asiática. Afinal, a Índia promete lançar o seu satélite lunar em abril e o Japão já fez o mesmo há mais de um mês, colocando em órbita da Lua o satélite Kaguya e dois outros pequenos módulos.

A China espera enviar seus astronautas a este satélite por volta de 2020. O Chang'e-I, cujo nome é inspirado em uma deusa tradicional chinesa que, segundo a lenda, viajou à Lua e habita nela, foi lançado às 18h05 (8h05 de Brasília) a partir da base espacial de Xichang, na província de Sichuan.

- Lançar um equipamento em órbita lunar é um projeto de inovação do qual a China tem muito orgulho - afirmou Li Guoping, porta-voz da Administração Nacional Espacial da China. - O projeto vai estabelecer as fundações tecnológicas para o desenvolvimento da futura base de exploração lunar.

O satélite Chang'e-I deve entrar na órbita de transferência entre a Terra e a Lua em 31 de outubro, e em 5 de novembro alcançará a órbita lunar para explorar o astro por um ano, tirando fotografias em três dimensões e fazendo análises da poeira lunar. As primeiras imagens, segundo Li Guoping, começarão a ser enviadas em novembro.

O programa de exploração lunar da China foi anunciado oficialmente em 2004. No fim do mês passado, o Japão saiu na frente, lançando uma sonda orbital para a Lua. Equipada com 14 instrumentos de observação, ela tem por objetivo estudar a superfície e outros aspectos que possam fornecer pistas sobre a origem e a evolução da Lua.

Menos de duas semanas depois do lançamento, o país anunciou que pretende pousar uma espaçonave não-tripulada no satélite já na próxima década. Uma missão tripulada está prevista até 2025.

A Índia já anunciou o envio de um satélite no ano que vem e os planos para uma missão tripulada em 2020.

A movimentação não passou despercebida à Agência Espacial Americana. Há menos de um mês, o administrador da Nasa, Michael Griffin, causou polêmica entre a comunidade científica dos EUA ao afirmar ao Congresso americano que, se o programa espacial do país continuar recebendo o volume atual de verbas, a China será capaz de colocar um homem na Lua mais rapidamente do que os EUA serão capazes de voltar ao satélite.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.