• Carregando...
O ditador chinês, Xi Jinping, busca relações mais próximas com El Salvador após vitória esmagadora de Nayib Bukele
O ditador chinês, Xi Jinping, busca relações mais próximas com El Salvador após vitória esmagadora de Nayib Bukele| Foto: EFE/JOÉDSON ALVES

O regime chinês parabenizou o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, por sua "histórica vitória" nas eleições deste domingo (4) e se ofereceu para fortalecer os "laços de amizade" com a pequena nação centro-americana.

"Estendemos nossas mais sinceras felicitações ao presidente @nayibbukele e seu partido @nuevasideas, pelo triunfo histórico nessas eleições. De agora em diante, estamos à sua disposição para fortalecer os laços de amizade e a cooperação bilateral entre os países", postou a Embaixada da China na rede social X.

Com cerca de 31,5 % dos votos contados até a noite deste domingo (4), o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) salvadorenho divulgou uma parcial que mostra o partido governista, Novas Ideias (NI), com 1.295.888 votos, muito acima da Frente Farabundo Martí para Liberação Nacional (FMLN), de esquerda, com 110.244 votos, e da Aliança Republicana Nacionalista (Arena), de direita, com 96.700.

Mesmo sem o encerramento da apuração oficial, Bukele, de 42 anos, se declarou vencedor do pleito que lhe garante a reeleição presidencial. Sua popularidade é baseada na campanha de combate a quadrilhas criminosas, que deixou para trás o longo capítulo de El Salvador como o país mais violento do mundo.

"De acordo com nossos números, ganhamos a eleição presidencial com mais de 85% dos votos e um mínimo de 58 dos 60 deputados na Assembleia (parlamento unicameral do país)", escreveu Bukele na rede social X.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]