• Carregando...
Homem retira neve de rua no norte da China. Frio está prejudicando o fornecimento de energia elétrica | Reuters
Homem retira neve de rua no norte da China. Frio está prejudicando o fornecimento de energia elétrica| Foto: Reuters

Autoridades chinesas alertaram para potenciais deficiências de energia enquanto partes da China continuam com dificuldades em meio a um dos climas mais frios das últimas décadas, como informa o Wall Street Journal. Várias províncias informaram que os estoques de carvão para geração de energia estão caindo além dos níveis já baixos, atingidos depois do frio que predominou em novembro, segundo a imprensa estatal.

Não ocorreram apagões ou interrupções no fornecimento de energia, mas os estoques de carvão estão muito baixos nas usinas termelétricas na China central, disse Liu Xinfang, porta-voz da State Grid Corp., que opera grande parte da rede de distribuição chinesa de eletricidade.

A capital chinesa, Pequim, enfrenta o clima mais frio em 50 anos e seus residentes fogem da pior nevasca vista em um período ainda maior. O clima forçou o fechamento de escolas, aeroportos, rodovias e ferrovias ontem. Com a redução da nevasca, os serviços estão gradualmente sendo restabelecidos.

Na cidade de Wuhan, um grande centro industrial, autoridades estão restringindo o uso de eletricidade. A Beijing Electric Power afirmou que tem 3 mil trabalhadores de prontidão em caso de uma emergência.

Os estoques de carvão no centro e no Leste da China estão quase vazios. Segundo a imprensa estatal, a província de Jiangxi tem carvão para apenas 11 dias, enquanto a província de Shandong pode abastecer apenas 9 dias. Nas províncias de Anhui e Henan, algumas usinas de energia foram desativadas. Em Jiangsu e Hubei e na cidade de Xangai, as usinas reduziram as operações.

Os problemas também são vistos com relação ao gás natural. O pico de consumo de gás natural na China geralmente começa em dezembro e dura até o fim de janeiro. De acordo com a imprensa estatal, o fornecimento do insumo para indústrias está sendo racionado na cidade de Hangzhou e autoridades alertaram que a falta de gás pode piorar se o frio se prolongar.

Somando-se ao aumento da demanda por energia relacionada ao clima frio há também a recuperação da economia chinesa, que já havia elevado o uso de eletricidade, como destacou a agência de notícias estatal chinesa Xinhua. O clima frio deverá persistir durante a semana, o que aumentará a demanda por aquecimento e eletricidade.

Há dois anos, mais de metade das províncias da China sofreram blecautes que duraram semanas desde o fim de janeiro até o feriado do Ano Novo Lunar chinês (no início de fevereiro), depois que severas nevascas prejudicaram linhas de energia enquanto muitas usinas estavam com baixos estoques de carvão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]