• Carregando...
Presidente da China, Xi Jinping
Presidente da China, Xi Jinping| Foto: Nicolas ASFOURI/POOL/AFP

A Wikipedia tem um artigo que lista uma série de sites bloqueados na China continental. O mais recente item da lista: a Wikipedia.

A enciclopédia online editada pela comunidade foi barrada em abril, de acordo com um novo relatório do grupo de pesquisa sobre censura, o Open Observatory of Network Interference (Observatório Aberto de Interferência de Rede, OONI). Isso significa que a proibição da edição chinesa por Pequim foi estendida para toda a plataforma da Wikipedia.

A censura acontece durante o aniversário de 30 anos dos protestos na Praça da Paz Celestial, uma série de manifestações pela democracia na China que culminou com repressão na Praça, em Pequim, nos dias 3 e 4 de junho de 1989.

A Wikimedia Foundation, a organização sem fins lucrativos que hospeda o site da Wikipedia, disse à rede britânica BBC que "não tinha notícias" de que sua plataforma seria fechada na China. A Wikimedia não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Lançado em 2012, o Observatório Aberto "estuda a Internet", realizando experimentos em várias redes "para entender onde e como os controles de informação estão sendo implementados em todo o mundo", disse Arturo Filastò, um dos líderes do grupo. O OONI conta com um aplicativo móvel usado por dezenas de milhares de voluntários que documentam casos de censura na internet ou outros tipos de interferência da internet. Todas as descobertas são publicadas em conjuntos de dados abertos.

Censura sofisticada

A censura da China à Wikipedia chegou em ondas, disse Filastò. Durante anos, Pequim visava resultados de buscas específicas – como o "massacre da Praça da Paz Celestial" – sem bloquear sites inteiros. Então, no início de 2016, a China bloqueou a edição em chinês da Wikipedia. Mas Filastò especulou que o governo reconheceu que havia um crescente interesse público no conteúdo da Wikipédia que não estava apenas em chinês.

O Observatório Aberto também descobriu que a ampla censura da Wikipédia na China é mais sofisticada do que suas ações anteriores. O novo bloqueio usa duas técnicas de censura que dificultam que os usuários o contornem.

O conteúdo da plataforma era apenas em língua inglesa quando ela foi lançada em 2001, de acordo com artigo na Wikipedia, mas agora ela apresenta artigos em mais de 300 idiomas. A edição em inglês representa menos de 15% dos mais de 40 milhões de artigos do site.

Em 2013, o co-fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, disse ao Wall Street Journal que o site nunca iria cumprir o pedido do governo chinês de censurar as informações.

Pequim também proíbe Google, Facebook, YouTube, Twitter, Instagram, Pinterest e milhares de outros domínios.

A proibição unilateral da China segue uma semelhante na Turquia, que bloqueou a Wikipedia em 2017 e tem tido proibições intermitentes no Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp. Autoridades turcas disseram que a proibição entrou em vigor após a Wikipedia não remover conteúdo que acusava a Turquia de dar apoio a grupos terroristas, segundo o site de notícias The Verge. A proibição, que atinge vários idiomas, ainda está em vigor.

Um ano após a proibição turca, a gerente de comunicações da Wikimedia Foundation, Samantha Lien, disse ao The Verge que a fundação estava fazendo lobby para que a Wikipédia fosse restituída na Turquia, e que seu apelo estava sob revisão do Tribunal Constitucional da Turquia por quase um ano.

"Pedimos aos tribunais turcos que revisem o bloqueio e iniciamos uma série de discussões com as autoridades turcas", disse Lien na época.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]