• Carregando...
Na China, os adolescentes passarão a ter um limite de horas para o uso de smartphones
Na China, os adolescentes passarão a ter um limite de horas para o uso de smartphones| Foto: Unsplash

Começou neste sábado (2) um processo legal na China cujo intuito é combater o vício dos jovens em smartphones e aplicativos. A regulamentação, que esteve aberta para debate com a opinião pública e agora avança para se tornar oficial, prevê que menores de 18 só possam usar seus aparelhos de telefonia móvel durante duas horas por dia, no máximo. Para crianças, a depender da faixa etária, o limite de uso pode chegar a 40 minutos diários.

A diretriz deve ser implementada em parceria com os fabricantes de smartphones e aplicativos, que já devem chegar ao mercado com um "modo para menores" instalado. Outra restrição é que os jovens ficarão proibidos de acessar os aparelhos entre 22h e 6h. Segundo a Administração de Ciberespaço da China, caberá aos pais fazer esse controle e até diminuir o tempo de uso dos celulares se assim acharem necessário.

O órgão regulador chinês também estabeleceu algo chamado "segurança de conteúdo". Segundo a agência, esse controle visa proteger adolescentes de acessarem informações identificadas como ilegais ou prejudiciais à saúde física e mental, "assegurando que os conteúdos observem valores socialistas e ajudem as crianças a cultivarem a boa moral".

A proposta que restringe o uso de smartphones entre os jovens vem em seguida a uma série de medidas implementadas pela China para reforçar o controle governamental sobre o espaço cibernético. Em 2019, o governo limitou o tempo dos menores de 18 anos para jogarem videogames, em uma regra chamada de "modo para jovens".

A instrução inicial era que os adolescentes pudessem ter 90 minutos por dia para jogos online durante a semana. Mas o que já era restrito ficou ainda pior. Em 2021, as regras foram endurecidas para, no máximo, uma hora por dia para jogar, sendo que os únicos dias permitidos passaram a ser as sextas-feiras, sábados, domingos e feriados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]