• Carregando...
Barack Obama anuncia Hillary Clinton como secretária de Estado dos Estados Unidos | JOHN GRESS/REUTERS
Barack Obama anuncia Hillary Clinton como secretária de Estado dos Estados Unidos| Foto: JOHN GRESS/REUTERS

A China disse na terça-feira que parabenizou Hillary Clinton por sua escolha como secretária de Estado dos Estados Unidos, juntando-se a outros líderes mundiais que fizeram o mesmo.

O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, anunciou Hillary para o Departamento de Estado quando anunciou os integrantes de sua equipe de segurança nacional na segunda-feira.

"Estamos ansiosos para trabalhar com ela", disse o ministro das Relações Exteriores da China, Yang Jiechi, em um encontro da Iniciativa Global Clinton em Hong Kong.

Hillary disse que a relação dos Estados Unidos com a China será a mais importante do mundo neste século.

A próxima secretária de Estado reconheceu que o apoio chinês foi fundamental para a obtenção de um acordo multilateral para o desmantelamento das instalações nucleares da Coréia do Norte e afirmou: "Devemos ampliar esse cenário para estabelecer uma equipe de segurança no nordeste da Ásia".

Yang estava em Hong Kong para a conferência que, em dois dias, reúne líderes comerciais, políticos e humanitários, além de celebridades, para abordar os problemas de educação, energia, saúde pública e mudança climática na região.

O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton concordou em tornar públicos os nomes de mais de 200 mil pessoas e empresas que fizeram doações para sua fundação. A medida faz parte de um acordo feito com Obama para abrir caminho para a nomeação de Hillary como secretária de Estado e evitar qualquer coisa que dê a entender que há um conflito de interesses entre as duas atividades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]