• Carregando...
Discussões devem ocorrer apesar dos motins em Lhasa e de sabotagens durantes os Jogos Olímpicos de Pequim: dalai-lama demonstra desapontamento quanto ao progresso por autonomia ao Tibete | Daniel Munoz / Reuters
Discussões devem ocorrer apesar dos motins em Lhasa e de sabotagens durantes os Jogos Olímpicos de Pequim: dalai-lama demonstra desapontamento quanto ao progresso por autonomia ao Tibete| Foto: Daniel Munoz / Reuters

O governo da China planeja uma nova rodada de conversações com os enviados do dalai-lama, informou a mídia estatal chinesa nesta quarta-feira (29), alguns dias após o líder espiritual ter expressado desapontamento sobre as perspectivas de progresso por maior autonomia ao Tibete.

O encontro entre as duas partes acontecerá "em futuro próximo", informou a Xinhua, agência estatal de notícias da China, sem dar uma data específica.

As discussões deveriam ter ocorrido no final deste mês de outubro, mas não está claro se elas realmente progredirão após as declarações do dalai-lama, que freqüentemente é demonizado por Pequim.

Thupen Samphel, porta-voz do auto-proclamado governo do Tibete no exílio, que funciona em Dharmsala, no norte da Índia, disse que não tinha comentários a fazer sobre o anúncio chinês.

Ao citar um funcionário não nomeado, a Xinhua disse que as discussões ocorrerão apesar dos motins contra a China que aconteceram no começo deste ano em Lhasa, capital do Tibete, e de "algumas sérias sabotagens feitas nos Jogos Olímpicos de Pequim, por separatistas a favor da independência do Tibete".

O dalai-lama e o governo no exílio deveriam "aproveitar essa oportunidade e dar uma resposta positiva à iniciativa das autoridades centrais", disse o funcionário chinês.

No começo desta semana, a porta-voz do Ministério do Exterior da China, Jiang Yu, instou o dalai-lama a "entender melhor a situação, demonstrar sinceridade e fazer algo de bom para o povo do Tibete na sua vida". O anúncio feito nesta quarta ocorreu um dia após funcionários tibetanos na Índia terem dito que o dalai-lama convocou um encontro especial de comunidades de tibetanos no exílio e organizações políticas, para discutir o futuro, em meio à falta de progresso nas conversações com a China. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]