• Carregando...
programa espacial china
Foguete Long March 5B decola da plataforma de lançamento em Hainan, na China, em 5 de maio de 2020| Foto: Divulgação/China/AFP

A China lançou com sucesso nesta terça-feira (5) seu maior e mais novo foguete, chamado de Long March-5B, que levou ao espaço uma versão experimental de uma nave espacial tripulada de nova geração. O voo, segundo a agência de notícias Xinhua, inaugura a terceira fase do programa espacial tripulado da China, cujo objetivo é construir uma estação espacial na órbita baixa da Terra.

O foguete decolou do Centro de Lançamento Espacial Wenchang, na costa da província de Hainan, no sul da China, às 18h (7h no horário de Brasília). A nave experimental, sem tripulação, se separou do foguete cerca de 448 segundos após o lançamento e entrou na órbita planejada. Uma versão da cápsula de retorno de carga também foi testada.

Foguete decola do centro de lançamento de Wenchang, no sul da ilha de Hainan, na China | Foto: Divulgação/China/AFP
Foguete decola do centro de lançamento de Wenchang, no sul da ilha de Hainan, na China | Foto: Divulgação/China/AFP| AFP

O Long March-5B tem um comprimento total de cerca de 53,7 metros – a altura de um prédio de 18 andares – 5 metros de diâmetro e quatro foguetes auxiliares de 3,35 metros de diâmetro; usa propulsores como oxigênio líquido, hidrogênio líquido e querosene; tem uma massa de decolagem de cerca de 849 toneladas; e é capaz de enviar mais de 22 toneladas de cargas úteis, equivalente ao peso de mais de 10 carros, para órbita baixa da Terra.

O foguete será usado principalmente para o lançamento dos módulos da estação espacial e ajudará a expandir as atividades aeroespaciais da China, disse Wang Xiaojun, diretor da Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos de Lançamento da Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China (CASC).

A China planeja concluir uma estação espacial por volta de 2022 e até 2030 pretende ser uma grande potência espacial, assim como Rússia e Estados Unidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]