• Carregando...

Diante dos violentos protestos anti-China, que eclodiram no Vietnã na semana passada - e resultaram na morte de dois chineses e em outra centena de feridos -, o governo chinês iniciou a retirada de seus cidadãos daquele país.

Mais de 3.000 chineses foram evacuados do território vietnamita. De acordo com a Xinhua, agência de notícias estatal, outros cinco navios foram enviados para auxiliar no resgate.

Os atos de violência no Vietnã começaram na quarta-feira (15), por conta da plataforma de exploração de petróleo instalada por Beijing ao sul do mar da China, região disputada territorialmente pelos dois países.

De início, autoridades vietnamitas autorizaram os protestos -que normalmente são proibidos no país. Com o agravamento da tensão, porém, o governo trabalha para conter os manifestantes.

Fábricas estrangeiras, principalmente, chinesas e taiwanesas, instaladas num polígono industrial no Vietnã foram depredadas e saqueadas. Aparentemente, de acordo com a mesma agência, a província de Ha Tinh, na região central da costa vietnamita, registrou um dos episódios mais violentos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]