• Carregando...

O chocolate amargo pode não apenas fazer bem para a alma mas também baixar a pressão sangüínea, disseram pesquisadores nesta segunda-feira. O estudo, publicado pela Associação Americana do Coração, soma-se a uma série de pesquisas segundo as quais os flavonóides, um tipo de substância encontrada no chocolate, ajudam as veias a trabalhar melhor, reduzindo talvez o risco de surgirem doenças do coração.

"Estudos anteriores indicam que as comidas ricas em flavonóides, entre as quais frutas, vegetais, chá, vinho tinto e chocolate, podem oferecer benefícios cardiovasculares", afirmou Jeffrey Blumberg, da Universidade Tufts (EUA). "Este é um dos primeiros testes clínicos a analisar especificamente o efeito do chocolate amargo na redução da pressão sangüínea entre pessoas hipertensas", afirmou o cientista, que comandou a pesquisa.

"O estudo não significa que as pessoas devem comer mais chocolate. Ele sugere apenas que os flavonóides do cacau parecem beneficiar as funções vasculares e a sensibilidade à glicose", acrescentou. Os cientistas ainda não possuem dados suficientes para fazer recomendações específicas para os doentes. E os nutricionistas repetem freqüentemente que as pessoas devem ter cuidado ao consumir chocolate, um alimento que possui bastante gordura, açúcar e calorias.

Blumberg e pesquisadores da Universidade de L'Aquila, na Itália, estudaram dez homens e dez mulheres com pressão alta. Durante 15 dias, metade deles comeu uma barra de 100 gramas de um chocolate amargo especial, rico em flavonóides, enquanto outra metade comeu a mesma quantidade de chocolate branco. Depois, os grupos inverteram a dieta.

"O chocolate branco, que não possui flavonóides, era o alimento de controle perfeito porque contém todos os outros ingredientes e as calorias encontradas no chocolate amargo", disse Blumberg. "É importante notar que o chocolate que usamos possui uma grande quantidade de flavonóides. A maior parte dos americanos come chocolate ao leite, que não possui uma grande concentração de flavonóides", destacou.

Segundo o estudo, ao comer o chocolate amargo, os hipertensos apresentaram uma redução de 12 milímetros de mercúrio (mmHg) na pressão sistólica (o número mais alto na medição da pressão) e de 9 milímetros de mercúrio na pressão diastólica (o número mais baixo).

A dieta de chocolate branco não provocou alterações na pressão sangüínea. O consumo do chocolate amargo também parece ter melhorado o desempenho da insulina, reduzindo em cerca de 10% a concentração da lipoproteína (o colesterol ruim).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]