• Carregando...

Hyderabad – Pelo menos 197 pessoas morreram nas fortes chuvas de monção que afetam quatro estados da Índia, que também deixaram 860 mil pessoas desabrigadas, de acordo com os números oficiais mais recentes. O estado sulista de Andhra Pradesh é o mais afetado pelas chuvas torrenciais, que na semana passada deixaram 543 mil pessoas desabrigadas e provocaram a morte de outras 106. As águas também acabaram com 365 hectares de colheitas e destruíram quase 71 mil casas em seis distritos do estado.

Nove helicópteros e dez barcos militares foram enviados à região para resgatar as pessoas presas em suas casas inundadas ou levar comida, água potável e medicamentos aos desabrigados. A líder do Partido do Congresso, base do governo, Sonia Gandhi, e o ministro do Interior, Shivraj Patil, viajaram para Andhra Pradesh e sobrevoaram as zonas afetadas pelas inundações, que provocaram danos avaliados em 239 milhões de dólares.

No estado de Gujarat (oeste), 190.000 pessoas tiveram que ser evacuadas de Surat, uma cidade famosa pela indústria de diamantes. "Contamos com quase 300 militares e as forças aéreas para nos ajudar nas tarefas de socorro", disse uma autoridade local.

As chuvas de monção são provocadas pelo aquecimento da terra, que empurra massas de ar para cima e acaba atraindo ventos do mar, que arrastam as nuvens. O fenômeno ocorre anualmente, mas suas conseqüências, apesar de previsíveis, não vem sendo amenizadas. Por outro lado, essas chuvas nem sempre resolvem o problema da falta de água. Em algumas regiões da

Índia, a agricultura está em crise porque o fundo dos lagos está seco. Essas regiões torcem pela distribuição equilibrada das chuvas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]