Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Inundações

Chuvas desabrigam 250 mil na China e Coreia do Norte

Homem olha casa destruída pela enchente do Rio Yalu, entre a China e a Coreia | Reuters Images
Homem olha casa destruída pela enchente do Rio Yalu, entre a China e a Coreia (Foto: Reuters Images)

Pelo menos 250 mil pessoas foram retiradas de suas casas na província de Liaoning, no nordeste da China, e mais de 5 mil na vizinha Coreia do Norte, em consequência das fortes inundações causadas por chuvas torrenciais que continuam a afetar a região.

As tempestades au­­mentaram consideravelmente o volume de águas do Rio Yalu, que separa os dois países.

O Centro Meteorológico Na­­cional chinês advertiu ontem que as chuvas continuarão ho­­je em certas regiões de Liao­­ning, acompanhadas por ventos fortes. Calcula-se que 127 mil pessoas tenham sido evacuadas na província chinesa nos últimos quatro dias.

Na cidade de Dandong, fronteira com a Coreia do Norte, mais de 94 mil foram retirados e as redes de transporte e eletricidade estão interrompidas. Na outra margem do Yalu, na Co­­reia do Norte, mais de 5 mil habitantes foram levados a locais mais seguros depois que várias partes da cidade de Sinuiju e comunidades rurais ficaram completamente inundadas.

As chuvas torrenciais que caíram em toda a China provocaram as piores enchentes no país em décadas. Cerca de 3.900 pessoas morreram ou estão desaparecidas desde o início das enchentes, entre elas as quase 1.750 vítimas fatais dos deslizamentos de terra em uma localidade do noroeste chinês.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.