• Carregando...

Adversários

Os inimigos da Grã-Bretanha estão "adorando" os vazamentos feitos pelo ex-prestador de serviço da agência de inteligência dos EUA Edward Snowden, disse ontem um dos chefes de espionagem da Grã-Bretanha. "Os vazamentos de Snowden têm sido muito prejudiciais, colocaram as nossas operações em risco. Está claro que nossos adversários estão adorando", disse ao Parlamento John Sawers, chefe do MI6, o serviço de inteligência internacional da Grã-Bretanha.

A CIA, a inteligência americana, paga mais de US$ 10 milhões (cerca de R$ 23 milhões) por ano à AT&T para obter registros de ligações telefônicas relacionadas a investigações no exterior contra o terrorismo, afirmou o jornal The New York Times, citando autoridades do governo.

A segunda maior operadora de telefonia móvel dos Estados Unidos está cooperando sob um contrato voluntário, e não sob intimações ou ordens judiciais, segundo o jornal.

A AT&T não confirmou nem negou a reportagem, mas disse que os pagamentos de governos são rotineiros por dados legais.

A reportagem acontece em meio a uma crise política internacional provocada pelos vazamentos de documentos pelo ex-prestador de serviço da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowden, que descrevem como o governo norte-americano obtém dados da Internet e registros telefônicos em escala muito maior do que o previamente conhecido.

Segundo o acordo com a AT&T, a CIA fornece números de suspeitos de terrorismo no exterior e a AT&T vasculha seu banco de dados em busca de registros de chamadas que podem ajudar a identificar os associados estrangeiros.

A maioria dos registros de chamadas fornecidos pela AT&T envolve telefonemas de estrangeiros para estrangeiros, ainda de acordo com o New York Times.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]