• Carregando...

Pelo menos 24 pessoas morreram e 3,3 mil estão desabrigadas após a passagem do ciclone Pam por Vanuatu, pequena república insular a Leste da Austrália. O ciclone, que chegou a ter ventos de 270 quilômetros por hora no fim de semana, destruiu 90% dos prédios e casas da capital Port Vila, derrubou pontes e impôs sérias perdas na infraestrutura do país de aproximadamente 267 mil habitantes. 

Outras ilhas

O ciclone Pam também provocou danos em outras ilhas do Pacífico, como Kiribati e Ilhas Salomão. Não há registros de mortes.

O número de mortos e desabrigados por aumentar nas próximas horas, pois ontem à noite (no horário local) autoridades ainda não tinham conseguido entrar em contato com moradores das ilhas mais distantes do país.

O presidente de Vanuatu, Baldwin Lonsdale, não conseguiu entrar em contato com sua família ontem, em razão da destruição da infraestrutura de comunicação do país.

“Não sabemos se nossas famílias estão em segurança ou não. Como líder da nação, meu coração está com o povo do país”, disse Lonsdale em Senadi, no Japão, onde participou no fim de semana de uma conferência da ONU sobre desastres naturais. “Foi um ciclone devastador para Vanuatu. Eu o considero um monstro. Trata-se de um revés para o governo e para o povo de Vanuatu. Após todo o desenvolvimento que conseguimos, ele foi eliminado.”

Paolo Malatu, coordenador do Escritório Nacional de Gestão de Desastres, disse que aviões militares e helicópteros da Nova Caledônia, da Austrália e da Nova Zelândia estão sobrevoando a região para avaliar os danos. “Os danos a casas e à infraestrutura são graves”, disse. “A prioridade é levar água, comida e abrigo para a população.”

O danificado aeroporto de Port Vila foi reaberto, o que permitiu que voos com água, lonas, suprimentos médicos e ferramentas para reconstrução chegassem ao país. O hospital de Port Vila, que sofreu danos estruturais, está lotado de pacientes. Os desabrigados foram levados para 37 abrigos. Ontem, muitos moradores da capital passaram o dia retirando árvores caídas e limpando o que sobrou de suas casas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]