• Carregando...

Um ciclone tropical severo está se aproximando da ilha de Nova Caledônia, no Pacífico sul, com ventos sustentados de até 208 km/h, e forçou o fechamento de algumas operações de mineração de níquel no território francês, nesta segunda-feira (11).

Um porta-voz do governo francês disse que o ciclone lento chamado Sandra estava ganhando força gradualmente e representava uma séria ameaça à ilha Belep e ao extremo norte da ilha principal, onde fica a maior reserva mundial de níquel

A maior produtora de níquel da Nova Caledônia, Societe le Níquel (SLN), de propriedade da francesa Eramet, suspendeu a extração e processamento de níquel na localidade de Tiebaghi às 16h (horário local) nesta segunda-feira e prevê que permanecerá fechada na terça-feira, disse um porta-voz da companhia.

A atividade na localidade de Poum não foi afetada nesta segunda-feira, disse ele.

O governo francês, que colocou a região e Belep em alerta laranja, disse que deve atualizar o aviso para vermelho, o nível mais alto, no fim do dia.

O ciclone estava cerca de 400 km a noroeste de Nova Caledônia e em trajetória sudeste.

A metade sul da ilha principal, incluindo a fundição Doniambo, da SLN, com capacidade de 55.000 toneladas por ano, na capital Noumea, não deve ser atingida pelo ciclone, de acordo com o governo francês.

A Nova Caledônia fica imprensada entre o Taiti e a Austrália e abriga um quarto das reservas mundiais de níquel conhecidas. A commodity tem sido a força motriz da economia da ilha há mais de um século.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]