• Carregando...
Cidadãos hondurenhos podem estar operando uma rede de tráfico de fentanil em grandes cidades localizadas no oeste dos EUA
A crise do Fentanil é um dos grandes desafios enfrentados nas cidades democratas da Califórnia| Foto: tashatuvango/Bigstock

Os eleitores de São Francisco, na Califórnia, aprovaram um conjunto de propostas que garantem mais liberdade de atuação da polícia na cidade e um maior controle sobre o uso de drogas, após os índices de violência e criminalidade dispararem.

Entre os objetivos das novas medidas, aprovadas na terça-feira (5), mesmo dia em que ocorreram as primárias no estado democrata, estão o de reduzir a burocracia para as autoridades que atuam na Segurança Pública e o de exigir dos beneficiários da assistência social testes de dependência de drogas, a fim de conter a grave crise de entorpecentes em São Francisco.

De acordo com a "Proposta E", como foi chamado o primeiro pacote aprovado, a polícia está autorizada a utilizar equipamento de vigilância, como câmeras, drones e até tecnologia de reconhecimento facial, sem autorização prévia de um órgão de fiscalização, a fim de proteger a população de criminosos.

A medida também visa afrouxar as restrições às perseguições policiais e o menor gasto de tempo com burocracia. Atualmente, perseguições a veículos só são permitidas em casos de crime violento ou ameaça imediata à segurança.

Já a "Proposta F" torna o tratamento contra as drogas obrigatório para adultos que são beneficiários da assistência social. Caso consumam entorpecentes e rejeitem o serviço, podem perder o benefício.

As novas políticas foram lideradas pela prefeita de São Francisco, a democrata London Breed, que tem enfrentado uma grave crise local que envolve o crescimento da criminalidade e do consumo de drogas ilícitas. “Queremos que as pessoas procurem tratamento e muitas pessoas o fazem, mas a realidade é que outros não estão dispostos ou não são capazes de fazê-lo. Também estamos enviando a mensagem de que somos uma cidade que oferece ajuda, mas não uma cidade onde você pode simplesmente vir e fazer o que quiser em nossas ruas”, disse em um comunicado.

Nos últimos anos, São Francisco tem sofrido frequentemente com roubos, mortes recordes por overdose de fentanil, chegada de imigrantes ilegais, e outros problemas envolvendo a abertura dos democratas a leis mais brandas.

Segundo a imprensa americana, a "Proposta E" foi aprovada por quase 60% dos votantes, enquanto a "Proposta F" foi apoiado por 63% dos eleitores de São Fracisco.

Uma sondagem recente encomendada pelo grupo político GrowSF mostrou que mais de dois terços da população consideram que a cidade está no caminho errado em relação às suas políticas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]