• Carregando...

7.º

Uma das teorias sobre como os búlgaros descobriram o iogurte diz que os chamados "protobúlgaros" bebiam leite fermentado de égua e, quando começaram a ter uma vida mais sedentária, a partir do fim do século 7º, mudaram para o leite de ovelha.

Elixir de longevidade, alimento, remédio, desintoxicante e elemento dietético. Cientistas no mundo todo confirmaram e comprovaram as qualidades do iogurte búlgaro, um alimento básico, inventado há mais de um século.

Stamen Grigorov descobriu em 1905 a base científica da produção do iogurte (que não tem nada a ver com o iogurte conhecido na Europa e nas Américas, sem propriedades curativas), que ocorre de forma natural ao se coalhar o leite de ovelha ou, mais comum nos dias de hoje, o da vaca.

O jovem Grigorov era então assistente da Cátedra de Bacteriologia da Universidade de Genebra, na Suíça. Ele tinha apenas 27 anos quando descobriu que uma bactéria provoca a fermentação do leite e, com isso, as qualidades proveitosas do produto, que na Bulgária é conhecido como kiselo mlyako ("leite azedo").

"A bactéria seria denominada depois Lactobacillus bulgaricus", explica Daniela Yordanova, diretora do pequeno Museu do Iogurte Búlgaro, situado na aldeia de Studen Izvor, berço natal de Grigorov, cerca de 90 quilômetros ao sudoeste de Sófia e muito perto da fronteira com a Sérvia.

O museu, de dois andares, reproduz no térreo um quarto típico da Bulgária do século 19, com tapetes, trajes nacionais, uma pequena mesa-redonda e cadeiras de três pernas, e também moinhos de azeite.

O segundo andar está ocupado por uma maquete que mostra o caminho do iogurte, desde os animais nos pastos, através de instalações industriais, até os supermercados, e também painéis com informações de Grigorov, o trabalho e as propriedades do iogurte.

Grigorov estudou na Universidade de Genebra sob o patrocínio do bacteriologista Leon Massol, que rapidamente se deu conta do enorme talento do estudante.

Trácia

Outra teoria diz que o iogurte foi descoberto pelos trácios há 4 mil anos. Eles tinham grandes rebanhos de ovelhas e bebiam muito leite. Hoje, especialistas recomendam o iogurte búlgaro como alimento que ajuda a perder peso, para diabéticos e também para reduzir efeitos colaterais da quimioterapia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]