• Carregando...

CAIRO - Cientistas norte-americanos encontraram no Vale dos Reis, no Egito, o que parece ser uma tumba intacta, a primeira desde o descobrimento da tumba do faraó Tutancâmon, em 1922.

A tumba contém cinco ou seis múmias em sarcófagos da 18ª dinastia, época de Tutancâmon. Mas os pesquisadores ainda não tiveram tempo para examinar as múmias e identificá-las, afirmou uma arqueóloga. A 18ª dinastia governou o Egito de 1567 a.C. até 1320 a.C, um período durante o qual o poder do país chegou a seu ápice.

O Vale dos Reis, localizado no sul do território egípcio, contém as tumbas da maior parte dos faraós dessa época, mas os cientistas disseram que as múmias da tumba recém-descoberta talvez não sejam de figuras da realeza.

- Há no vale muitas tumbas de indivíduos de fora da realeza. Essa não seria a primeira - disse a arqueóloga, que pediu para sua identidade não ser revelada já que as autoridades egípcias planejam realizar um grande evento na sexta-feira a fim de divulgar a descoberta.

- Os arqueólogos ainda não entraram dentro da tumba. Ela é bastante pequena e apertada - acrescentou.

Em um comunicado oficial, o Conselho Supremo para Antiguidades, órgão do governo egípcio, disse que a tumba tinha sido encontrada por uma equipe da Universidade de Michigan (EUA).

Os cinco sarcófagos, moldados segundo a silhueta do corpo humano, possuem máscaras funerárias coloridas. E a tumba contém várias jarras de armazenamento grandes, disse o comunicado.

- Por um motivo desconhecido, eles foram enterrados rapidamente na pequena tumba - acrescentou.

A construção, localizada a 5 quilômetros da tumba de Tutancâmon, estava coberta pelos restos de cabanas de trabalhadores em atividade durante o final da 19ª dinastia, mais de 100 anos depois de a tumba ter sido fechada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]