• Carregando...

Praga, República Tcheca – O Sistema Solar perdeu ontem seu mais longínquo planeta. Cerca de 2,5 mil astrônomos reunidos numa assembléia em Praga, na República Tcheca, resolveram desclassificar Plutão. A partir de agora, o Sistema Solar é composto por oito "planetas clássicos" – de Mercúrio a Netuno –, "por planetas anões" – incluindo Plutão – e por objetos pequenos, como asteróides e cometas.

Os astrônomos seguirão trabalhando para classificar os casos duvidosos entre as categorias de "planeta anão" e "objeto pequeno", mas Plutão não tem mais chances. A decisão foi uma reviravolta, uma vez que os astrônomos cogitavam inclusive ampliar o número de planetas para 12, incluindo Ceres, Charon e Xena.

Esses dois últimos devem ficar ao lado de Plutão, na categoria de "planeta objeto transnetuniano anão". Ceres será simplesmente chamado de "planeta anão". E pensar que até uma das luas de Plutão, Caronte, concorria à classificação de planeta.

Descoberto em 1930 pelo cientista americano Clyde Tombaugh (1906–1997), Plutão é objeto de discussão há décadas, principalmente devido a seu tamanho reduzido. As últimas pesquisas dizem que o corpo celeste tem entre 2,28 e 2,3 mil quilômetros de diâmetro – muito menor do que a Terra – e leva 247,7 anos para dar uma volta ao redor no Sol.

Os livros didáticos que chegarão às escolas brasileiras no início do ano letivo em 2007 ainda não terão incluídas informações sobre o rebaixamento de Plutão. Como a alteração precisa passar por um reconhecimento formal da comunidade científica do país e ser assimilada por todos os autores, a nova classificação do ex-planeta deve ficar de fora das obras para estudantes no próximo ano, mesmo que os vestibulares já decidam cobrar o conteúdo.

"Não haveria tempo porque, para ficarem prontos na primeira semana de janeiro, os livros têm de ir para a gráfica em novembro’’, disse Henrique Farinha, representante da Editora Positivo, especializada em livros didáticos.

No caso dos livros usados por escolas públicas, a burocracia para alterar conteúdo é ainda maior. As obras que seguem para esses estudantes têm de ser aprovadas pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) do Ministério da Educação, processo que leva meses.

A agência espacial norte-americana, Nasa, disse que nada muda na missão da nave New Horizons, lançada quando Plutão ainda era o nono planeta do Sistema Solar e que deverá se aproximar do astro em 2015. "Continuaremos a explorar os objetos mais interessantes do Sistema Solar, não importando como sejam categorizados", disse o cientista-chefe da direção da missão, Paul Hertz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]