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A Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol) disse na noite neste domingo (18) que cerca de 19 mil voos foram cancelados no dia devido à nuvem de cinzas vulcânicas. Segundo o Eurocontrol, cerca de 5.000 voos foram feitos neste domingo, quando o normal para o dia seria a realização de 24 mil voos na região.

De acordo com o órgão, não há tráfego aéreo em boa parte da Europa neste domingo. O espaço aéreo está fechado na Bélgica, em partes da Croácia, na República Checa, na Dinamarca, na Estônia, na Finlândia, em partes da França, na maior parte da Alemanha, na Hungria, na Irlanda, no norte da Itália, na Holanda, em partes da Noruega, na Polônia, na Romênia, na Sérvia, na Eslovênia, na Eslováquia, na Suécia, na Suíça, na Ucrânia e no Reino Unido.

O espaço aéreo superior em algumas dessas áreas pode ser usado, segundo o Eurocontrol, mas é difícil de acessar se a área em volta está fechado para voos.

O espaço aéreo está aberto no sul da Europa, incluindo na Espanha e em Portugal, no sul dos Bálcãs, no sul da Itália, na Bulgária, na Grécia e na Turquia. O Eurocontrol disse que espera uma evolução "positiva" da nuvem de cinzas nas próximas horas.

A UE disse mais cedo que metade do tráfego aéreo europeu pode retornar à normalidade nesta segunda-feira (19). A previsão do tempo é de que a nuvem se dissipe dos céus de parte da região.

Neste domingo, alguns aeroportos no sul da França e na Alemanha foram reabertos. Na Espanha, os aeroportos haviam sido fechados no início do dia mas foram posteriormente reabertos.

O fechamento do espaço aéreo europeu, resultado da erupção de um vulcão islandês na última quarta-feira, pode ter provocado o cancelamento de mais de 63 mil voos até este domingo, segundo a Eurocontrol. O prejuízo diário é de pelo menos US$ 200 milhões para o setor de aviação, segundo cálculo da Associação Internacional de Transporte Aéreo.

A erupção do vulcão Eyjafjallajoekull, na Islândia, lançou no ar uma nuvem composta por partículas de vidro, areia e rocha. Especialistas acreditam que as cinzas expelidas pelo vulcão podem danificar seriamente os aviões, entupindo as turbinas e fazendo com que os motores parem de funcionar em pleno ar.

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