• Carregando...

Turistas mudam planos

O fechamento dos aeroportos e a nova paisagem de Bariloche, coberta de cinzas, estão fazendo com que muitos turistas mudem os planos. A região da Patagônia argentina é um dos destinos fa­­voritos dos brasileiros nesta época do ano, mas quem planejava viajar para lá nesta semana precisou repensar o roteiro.

Leia a matéria completa

Quatro das principais companhias aéreas brasileiras suspenderam as operações na noite de on­­tem no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em razão da iminente chegada das nuvens com cinzas do vulcão chileno Puyehue.

TAM, Webjet e Azul manterão a interrupção até a manhã de ho­­je, pelo menos. A Gol, que também cancelou voos para Caxias do Sul, não havia dado prazo.

Em ra­­zão das suspensões, o aeroporto de Porto Alegre estava quase vazio à noite.

É a primeira vez que as cinzas vulcânicas afetam a malha aérea nacional. O vulcão entrou em erupção sábado e continua ativo.

A Aeronáutica avaliava fechar o espaço aéreo sobre o Rio Grande do Sul se não houvesse mudança no tempo. No início da noite, a camada de nuvem podia ser vista de Bagé, no interior do estado, com 7,5 km de altura.

Aviões não podem voar nas nuvens vulcânicas sob risco de pa­­ne nas turbinas. Pelo mesmo mo­­tivo, o espaço aéreo de Buenos Aires ficou fechado terça-feira e ontem. A previsão é que haja normalização hoje. Só ontem, 300 voos foram cancelados no aeroporto de Ezeiza e no Aeroparque.

Houve reflexos em São Paulo. O aeroporto internacional de Cum­­bica, em Guarulhos, teve 17 partidas suspensas, com destino a Bue­­nos Aires, Montevidéu, Punta del Este e Bogotá. O mesmo ocorreu com oito chegadas. No país, foram 55 cancelamentos internacionais.

Muitos passageiros foram surpreendidos com os cancelamentos ao chegar ao aeroporto. Para quem vai viajar, a Agência Nacio­­nal de Aviação Civil (Anac) recomenda ligar antes para a companhia para confirmar o voo.

Clientes que compraram pacotes para as localidades afetadas têm direito a reembolso integral, segundo entidades de defesa do consumidor. Procurada, a Abav (associação dos agentes de viagem) não respondeu até o começo da noite de ontem.

Erupção

O vulcão Puyehue, no sul do Chi­­le, teve sua maior erupção desde 1960 no sábado. As cinzas são consequências do fenômeno, e elas afetaram várias cidades da Pata­­gônia, como a turística Bariloche. Só na quarta-feira a cidade regularizou o abastecimento de energia. Ontem as ruas ainda estava inundada pelas cinzas. Cinco dias de­­pois da erupção, o Puyehue ainda está ativo. On­­tem foram registrados pequenos tremores e explosões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]