• Carregando...

Pelo menos 22 idosos perderam a visão de um ou dos dois olhos no norte da Índia, após serem submetidos a uma cirurgia para catarata em uma clínica estatal. O caso foi revelado por um funcionário do governo nesta quarta-feira (11).

O ministro da Saúde, Anant Kumar Singh, disse que as informações iniciais sugeriam que os idosos podem ter ficado cegos por uma infecção causada por colírios contaminados usados durante a cirurgia.

O caso marca a segunda vez em três meses em que vários casos de cegueira são registrados, após o governo oferecer cirurgias gratuitas no Estado de Uttar Pradesh. Nove pessoas ficaram cegas após receberem tratamento em dezembro.

O último grupo afetado, em sua maioria com entre 60 e 70 anos, reclamou de visão borrada, lágrimas e coceiras nos olhos nos dias seguintes à cirurgia. Todos foram transferidos para um hospital governamental na cidade de Lucknow, no norte indiano, na noite desta terça-feira. Os médicos envolvidos foram suspensos das cirurgias até o fim das investigações.

O sistema de saúde indiano em geral é ruim, com as clínicas privadas fora do alcance da maioria dos pobres. Muitos acabam sem tratamento algum ou dependem de clínicas e hospitais estatais, em geral sujos, lotados e sem um estoque adequado de medicamentos. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]