• Carregando...

Pelo menos 16 civis morreram e 25 ficaram feridos em um fogo cruzado entre tropas americanas e rebeldes afegãos, ocorrido após um ataque suicida com explosivos contra um comboio militar de tropas estrangeiras na província de Nangarhar, no leste do país. O incidente ocorreu nos arredores da capital da província de Jalalabad, na estrada que liga a cidade à localidade de Torkham, na fronteira com o Paquistão.

Segundo o porta-voz da polícia provincial, Abdul Ghafour Khan, os soldados abriram fogo contra a multidão após o ataque contra o veículo, matando oito pessoas e ferindo outras oito. Mais tarde, o porta-voz do governador da província, Noor Agha Zewak, aumentou o número de mortos para 16 e o de feridos para 25. Ele ainda afirmou que os autores do atentado morreram no "ataque suicida e no fogo cruzado que se seguiu" entre as tropas americanas e os insurgentes afegãos.

O comando das forças americanas mobilizadas no Afeganistão admitiu o ocorrido e afirmou que 24 dos feridos são civis e o outro, um de seus soldados. Segundo a versão americana, divulgada em comunicado, um "veículo que levava uma bomba improvisada explodiu perto" do comboio quando este patrulhava as proximidades do aeroporto de Jalalabad.

O comunicado descreve o ocorrido como "uma emboscada complexa que envolveu fogo de arma curta inimiga vindo de diferentes direções". Os americanos teriam disparado "para defender a patrulha". Doze dos civis morreram no local. Os outros quatro faleceram mais tarde, ao não resistirem aos ferimentos sofridos, segundo a versão americana. Os 24 civis feridos foram levados para dois hospitais, enquanto o soldado recebeu tratamento em uma base próxima.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]