• Carregando...
Bell iniciou a transição sexual com 16 anos, após passar por três consultas médicas e receber o diagnóstico de disforia de gênero, que hoje ela contesta.
Bell iniciou a transição sexual com 16 anos, após passar por três consultas médicas e receber o diagnóstico de disforia de gênero, que hoje ela contesta.| Foto: Reprodução Youtube

A clínica Tavistock & Portman, do serviço público de saúde do Reino Unido e única autorizada a fazer tratamentos de transição sexual, será fechada em 2023. A decisão foi tomada após um processo movido contra a clínica por Keira Bell, uma mulher que se arrependeu de ter feito cirurgia e de tomar hormônios durante a adolescência.

“Quanto mais a transição avançava, mais eu percebia que não era homem, e jamais seria", disse Keira Bell, oito anos após o início do tratamento, conforme publicou a National Review. "À medida que amadureci, percebi que a disforia de gênero era sintoma da minha tristeza em geral, não a causa", completou.

Bell iniciou a transição sexual com 16 anos, após passar por três consultas médicas e receber o diagnóstico que hoje ela contesta.

“Eu teimava em dizer que queria a transição. Era o tipo de coisa tipicamente adolescente. O fato é que eu era uma menina insegura com meu corpo, que foi abandonada pelos pais, que se sentia alienada dos amigos, que sofria de ansiedade e depressão e que tinha dificuldades com a orientação sexual”.

Em 2020, Bell processou o sistema de saúde público britânico (NHS) sob a alegação de que a equipe médica que a atendeu deveria ter questionado sua decisão, ainda na adolescência, de fazer a transição do sexo feminino ao masculino.

Os advogados dela defendem que menores de idade não estão aptos a consentir com o próprio tratamento com bloqueadores hormonais, que restringem os hormônios ligados a mudanças no corpo durante a puberdade, como a menstruação ou o surgimento de pelos faciais, ou para a transição de gênero.

A clínica pública especializada em transição sexual infantil afirmou, na época, que "mantém uma abordagem cautelosa no tratamento de crianças a adolescentes".

No anúncio de fechamento dos serviços para crianças e adolescentes, a Tavistock & Portman informou que os tratamentos já iniciados não serão interrompidos.

Outros centros regionais serão abertos no Reino Unido para fazer esse tipo de trabalho, a partir do ano que vem. A mudança acontece porque, segundo revisões médicas independentes, a clínica precisava ser reformada.


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]