Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
OFENSIVA

Coalizão toma cidade do Boko Haram e mata mais de 200 militantes

Pelo menos 200 veículos cruzaram fronteira para combater em território nigeriano, dizem testemunhas

A coalizão armada de Níger e Chade retomou do Boko Haram a cidade nigeriana de Damasak, no Nordeste do país. A cidade fronteiriça foi tomada em novembro, facilitando a entrada no Níger. Segundo cálculos das Forças Armadas chadeanas, pelo menos 200 militantes do grupo foram mortos desde o início de uma ofensiva no domingo (8).

Ao total, testemunhas relataram a entrada de pelo menos 200 veículos militares dos dois países em território nigeriano para ajudar no combate aos jihadistas, que recentemente anunciaram uma aliança com o Estado Islâmico. Dez soldados chadianos acabaram mortos nos confrontos em torno de Damasak, segundo o Exército.

A invasão marcou a primeira ofensiva do Níger dentro do país vizinho. Desde a tomada de regiões próximas à fronteira, o país vinha contra-atacando golpes do Boko Haram. Nos últimos meses, os extremistas que mataram mais de 10 mil pessoas em 2014 expandiram sua área de atuação para cidades fronteiriças. Camarões também teve áreas atacadas, enquanto o Chade, que tem maior poderio militar, vem fornecendo apoio aos países vizinhos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.