• Carregando...
 | Eduardo Muñoz/Reuters
| Foto: Eduardo Muñoz/Reuters

Piedad Córdoba (foto), a senadora colombiana que ficou conhecida por intermediar a libertação de vários reféns das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Co­­­­lômbia), é a aposta preferida dos clientes da casa britânica Lad­­brokes para ganhadora do Prêmio Nobel da Paz deste ano. Ela é a aposta de um a cada cinco clientes.

O vencedor do prêmio, de 10 milhões de coroas suecas, será anunciado hoje.

Também possuem boa cotação o médico congolês Denis Mukwege, o chinês defensor dos direitos humanos Hu Jia, e a afegã e ex-ministra de Assuntos para a Mulher Sima Samar.

Córdoba, 54, integrante do opositor Partido Liberal, é conhecida por sua personalidade forte e pelas divergências com o atual presidente da Colômbia, Álvaro Uribe. Caso as previsões da casa de apostas sejam confirmadas, Córdoba se tornará a 35ª mulher a ganhar o Nobel da Paz, criado em 1901.

Para Kristian Berg Harpviken, diretor do Instituto de Pesquisa para a Paz em Oslo (Prio), é provável que o Prêmio Nobel da Paz fique "para uma pessoa ou organização comprometida na resolução de conflitos isolados". Para ele, Córdoba também é favorita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]