• Carregando...
Em Ohio, quatro pessoas morreram em um engavetamento, que envolveu cerca de 50 veículos na autoestrada Ohio Turnpike e deixou vários feridos
Em Ohio, quatro pessoas morreram em um engavetamento, que envolveu cerca de 50 veículos na autoestrada Ohio Turnpike e deixou vários feridos| Foto: EFE

Uma tempestade de inverno atinge os Estados Unidos nesta véspera de Natal, deixando 200 milhões de pessoas - ou 60% da população - em alerta em 48 dos 50 estados americanos. Dada sua extensão territorial, o chamado ciclone bomba é um fenômeno sem precedentes, que já resultou em pelo menos 19 mortes e 5.700 voos cancelados no país. O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) informa que a temperatura no fim de semana pode atingir -56 °C em algumas regiões.

Somente em Ohio, oito pessoas morreram em acidentes relacionados ao clima. Foram registradas quatro mortes em um engavetamento, que envolveu cerca de 50 veículos na autoestrada Ohio Turnpike e deixou vários feridos. A informação foi confirmada pela Patrulha Rodoviária de Ohio.

Na manhã do sábado, a polícia estadual de Nova York alertou, por meio do Twitter, sobre o perigo de tentar viajar pelas estradas. Em uma das postagens, a polícia informou que fazia a busca de dezenas de motoristas presos na nevasca.

"FIQUE FORA DAS ESTRADAS! A busca e o resgate estão extremamente lentos devido à nevasca. As estradas não foram mantidas ontem à noite devido à visibilidade zero", dizia o alerta. O estado entrou em estado de emergência na sexta-feira (23).

Causando nevasca, queda de energia, inundações e cancelamentos de viagens, a tempestade vai dos Grandes Lagos, nas proximidades do Canadá, até o Rio Grande, na fronteira com o México. Segundo o NWS, as condições climáticas extremas representam um fenômeno “único em uma geração”. O mapa "retrata uma das maiores extensões de alertas e alertas de inverno de todos os tempos", afirmam os meteorologistas.

No sábado pela manhã, mais de um milhão de residências estavam no escuro, de acordo com a CBS News. Na Geórgia, centenas de pessoas tinham a possibilidade de ficar sem aquecimento, em temperaturas bem abaixo de zero.

Pessoas agasalhadas em Chicago, na sexta-feira (23)
Pessoas agasalhadas em Chicago, na sexta-feira (23)| EFE

Ciclone bomba

O fenômeno climático apelidado de ciclone bomba é fruto de uma frente de ar frio que desce do Ártico, trazendo temperaturas extremas, ventos intensos e neve pesada a uma boa parte dos EUA. De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia, as temperaturas podem cair mais de 11 graus Celsius em poucas horas.

Ciclone bomba é o nome dado a uma tempestade de rápido desenvolvimento, em que a pressão atmosférica cai de forma brusca em 24 horas.

Especialistas ouvidos pela agência de notícias Associated Press explicam que provavelmente os EUA não superarão recordes de temperaturas negativas registradas na onda de frio de 1983 ou no vórtice polar de 2014.

As temperaturas baixas devem durar uma semana e a expectativa é que, depois disso, o país volte ao patamar normal para o inverno, na maior parte das regiões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]