• Carregando...

Os combates no norte do Iêmen entre houthis xiitas e salafistas sunitas foram interrompidos neste domingo (10) quando um acordo de cessar-fogo mediado por integrantes do governo entrou em vigor, disse uma autoridade iemenita.

Confrontos já mataram pelo menos 100 pessoas desde 30 de outubro quando combatentes houthis, que controlam grande parte da província de Saada, na fronteira com a Arábia Saudita, acusaram salafistas rivais na cidade de Damaj de recrutar milhares de combatentes estrangeiros para atacá-los.

Os salafistas alegam que os estrangeiros são estudantes que buscam aprofundar seus conhecimentos do Islã.

"Os confrontos terminaram em Saada e o cessar-fogo entrou em vigor há meia hora", disse o chefe de uma comissão presidencial encarregada de acabar com a luta, Yehia Abuesbaa, à Reuters por telefone, de Damaj.

A rivalidade sectária em Damaj lançou uma sombra sobre os esforços de reconciliação no Iêmen, vizinho da Arábia Saudita, principal exportadora de petróleo do mundo e sede de um dos braços mais ativos da Al Qaeda.

Uma tentativa de mediar um cessar-fogo na semana passada fracassou menos de um dia depois de o esforço ter sido declarado, mas a calmaria nos combates permitiu que os funcionários da Cruz Vermelha retirassem cerca de 70 pessoas de Damaj.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]