• Carregando...

Buenos Aires - O lançamento oficial do Sistema de Pagamentos em Moeda Local (SML) no comércio entre a Argentina e o Brasil, previsto inicialmente para amanhã, foi antecipado para hoje, às 19 horas, na sede do Banco Central da Argentina. A solenidade contará com a presença do presidente do Banco Central brasileiro, Henrique Meirelles.

O SML vai permitir a eliminação do dólar nas transações de comércio internacional entre os dois países e os exportadores brasileiros e argentinos poderão negociar suas compras e vendas em reais e pesos a partir da segunda-feira.

Segundo informações do BC argentino, todos os bancos que tenham conta de reserva na autoridade monetária poderão se habilitar para operar no SML. Os exportadores não vão precisar de documentação adicional, exceto pelo registro da operação em reais ou pesos. As transações serão calculadas com base em um câmbio específico que será divulgado diariamente, com base nas cotações real/dólar (Ptax) e peso/dólar (taxa de referência divulgada pelo BC argentino).

Os BCs não vão cobrar taxa das entidades financeiras para realizar o serviço de clearing. A expectativa é de que essa redução de custo seja repassada aos operadores, assim como a do uso do câmbio de referência, que será mais baixo que o câmbio do mercado. A liquidação financeira das operações será realizada em três dias úteis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]