• Carregando...

Jacarta – Cerca de 300 sobreviventes do mortífero terremoto na ilha indonésia de Java foram internados após consumir comida envenenada doada por um homem não identificado, informou a imprensa local ontem. Sobreviventes de Klaten, no distrito central de Java, começaram a sofrer enjôos após ingerir arroz distribuído na quinta-feira na região, revelou a agência estatal Antara. Várias vítimas do arroz envenenado eram tratadas nos corredores dos hospitais da zona, repletos de feridos no terremoto que ocorreu há uma semana.

A ONU anunciou planos para um programa de ajuda de US$ 103 milhões que deve durar seis meses. Países doadores prometeram oficialmente enviar US$ 16 milhões à região, informou Elisabeth Byrs, porta-voz do escritório da ONU para a Coordenação dos Assuntos Humanitários.

O número oficial de mortos, divulgado pelo governo, se manteve ontem em 6.234. Segundo o Ministério de Assuntos Sociais do país, 33.231 pessoas haviam ficado gravemente feridas e outras 12.917 tinham ferimentos leves.

O maior hospital de Bantul parecia ter controle da situação, mas, agora, enfrenta a recusa dos pacientes em sair dali. "O principal desafio agora são os pacientes que já tiveram alta. Eles não querem sair porque não têm mais casa. Eles estão criando mais problemas para o hospital", afirmou Tri Hastuti, coordenador dos enfermeiros.

O hospital, com 367 leitos, recebeu mais de 1.600 pacientes desde o terremoto. Houve 36 mortes ali, mas nenhuma desde terça-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]