• Carregando...

Segundo uma pesquisa americana, os circuitos do cérebro responsáveis pela sensação de prazer que pessoas obesas têm ao encher o estômago são os mesmos ativados quando os viciados usam cocaína . A descoberta poderá ajudar na evolução dos tratamentos para a obesidade - um problema crescente nos Estados Unidos e em outros lugares.

- Queremos saber por que mesmo quando as pessoas estão satisfeitas, ainda assim elas cotinuam comento muito - afirmou Dr.Gene Jack Wang do Brookhaven Laboratório Nacional de Upton, em Nova Yorque.

Wang e sua equipe fizeram testes com sete voluntários obesos que estavam ligados a um estimulador gástrico, que proporcionava a sensação enganosa de que o estômago estava cheio e satisfeito. Os voluntários ficaram em jejum durante 16 ou 17 horas antes de fazer o teste.

- O estimulador foi um sucesso e eles sentiram menos fome - disse Wang.

Eles usaram uma tomografia para ver qual a parte do cérebro foi ativada com o simulador. Cuidadosamente, eles questionaram os voluntários, todos eles muito obesos, sobre por que e quando comeram demais.

- Analisamos as atividades de todas as áreas do cérebro, especialmente o hipocampo. Esta região é responsável em aprender, memorizar e tudo que está relacionado a sensações semelhantes aos impulsos motores e comportamento emocional - disse Wang.

O estimulador também mandava mensagens de satisfação para os circuitos do cérebro na região frontal do córtex que está ligado ao desejo do uso da cocaína.

- Estas determinações mais distantes das conexões, entre o hippocampo, a emoção e o desejo de comer, nos deu um nova visão para os mecanismos que ocorrem com pessoas obesas que usam comida para acalmar suas emoções. Foi muito similiar ao estudo de abuso do uso de cocaína. Quando os dependentes cheiram, eles desejam mais a droga - disse Wang.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]