Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Energia

Comitê europeu de especialistas investigará causas do apagão em Portugal e Espanha

apagão portugal espanha
Consumidores em supermercado de Lisboa durante apagão que atingiu Espanha e Portugal no dia 28. (Foto: Tiago Petinga/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

A Rede Europeia de Gestores de Redes de Transmissão de Eletricidade (Entso-E) anunciou nesta quinta-feira a criação de um comitê de especialistas para investigar as causas do “incidente muito excepcional e grave” que causou um apagão elétrico na Espanha e em Portugal na última segunda-feira. O grupo criado “investigará as causas fundamentais, produzirá uma análise abrangente e fará recomendações em um relatório final”, de acordo com um comunicado da organização. Além disso, “um relatório abrangente com todos os detalhes técnicos do incidente” estará disponível antes da publicação do relatório final.

O comitê será presidido por operadores que não foram diretamente afetados e incluirá outros especialistas europeus e pessoas envolvidas no incidente. As autoridades reguladoras nacionais e a Agência de Cooperação dos Reguladores de Energia (Acer) também serão convidadas a participar desse painel. A Entso-E terá de atualizar periodicamente a Comissão Europeia e os Estados-membros.

De acordo com fontes europeias, o primeiro relatório técnico deverá ser entregue dentro de seis meses, e a versão final deverá ser entregue antes da apresentação do relatório anual de incidentes de 2025, que normalmente será divulgado em setembro de 2026.

Em mensagem nas redes sociais, o comissário de Energia da UE, Dan Jorgensen, enalteceu a criação do grupo de especialistas. “Agora que o fornecimento de eletricidade foi totalmente restaurado, é essencial determinar as causas do incidente”, disse o comissário, acrescentando que “as medidas de melhoria devem ser baseadas em dados objetivos”.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.