• Carregando...

Genebra – O Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas pediu ontem aos Estados Unidos o fechamento imediato de todos os centros secretos de detenção e que permitam o acesso dos membros do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) aos detidos. Washington deveria fechar "imediatamente todos os centros de detenção secretos" e "garantir ao pessoal do CICV o acesso a qualquer pessoa detida em razão de um conflito armado", segundo as conclusões do comitê. Esses pedidos foram rejeitados pelos EUA.

O órgão da ONU, que analisou a aplicação pelos EUA da Convenção sobre Direitos Civis e Políticos, recomendou também à administração de George W. Bush que "só mantenha detidos em locais onde eles possam gozar da plena proteção da lei".

O Comitê de Direitos Humanos da ONU divulgou ontem o estudo de 12 páginas com as conclusões sobre o segundo e terceiro relatórios apresentados pelos EUA sobre a aplicação da convenção em questão, tal como faz periodicamente com outros 156 Estados.

Esse Comitê, que concluiu ontem sua 87.ª sessão, é formado por 18 analistas de diferentes países e faz parte do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (ACDH). Seu funcionamento é completamente independente do recém-criado Conselho de Direitos Humanos (CDH), cuja primeira sessão foi realizada de 19 a 30 de junho e da qual os EUA não quiseram fazer parte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]