Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Morte em Londres

Comitiva britânica se reúne com família de Jean Charles

Representantes da polícia e do governo britânico reuniram-se nesta segunda-feira, na cidade mineira de Gonzaga, com os pais do brasileiro Jean Charles de Menezes. No dia 22 de julho, o eletricista foi executado a tiros pela Scotland Yard, que o confundiu com um terrorista, no metrô de Londres. Segundo o jornal "Daily Mail", o subcomissário adjunto da Polícia Metropolitana de Londres John Yates, aproveitaria a ocasião para oferecer uma indenização preliminar de "vários milhares de libras" à família.

Participaram do encontro o subcomissário John Yates, o embaixador britânico Peter Collecott, o pai de Jean, Matozinhos da Silva, a mãe e o irmão do eletricista.

Na saída da reunião, que durou pouco menos de uma hora, o embaixador Collecott recusou-se a confirmar a oferta de compensação, muito menos comentar um possível valor. Ele disse que a decisão em torno da divulgação deste tipo de dado cabe à família de Jean Charles, a quem o diplomata apresentou um pedido formal de desculpas.

Em uma entrevista coletiva, os britânicos disseram que consideraram o encontro amistoso e que ficaram emocionados com a paciência e dignidade da família Jean Charles.

Os pais e o irmão do eletricista mineiro deixaram a reunião sem falar com os jornalistas.

A comitiva britânica chegou no fim de semana a Minas Gerais e rumou nesta segunda-feira para Gonzaga - cidade natal do eletricista, onde ele foi sepultado na sexta-feira.

A oferta de indenização, de caráter totalmente voluntário, não afetaria a compensação final que a Scotland Yard pode ser obrigada pela Justiça a pagar pelo erro que custou a vida do eletricista brasileiro, de 27 anos. Especialistas jurídicos calculam que essa indenização final possa chegar a US$ 1 milhão.

O agente que efetuou os oito disparos que mataram Jean Charles está de férias por decisão do chefe da Polícia Metropolitana, Ian Blair.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.